Página inicial > Notícias > Polo de Inovação Vitória entrega resultados da primeira etapa do projeto de reciclagem de baterias

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h45 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h50

Os resultados foram considerados promissores pelas empresas. A entrega aconteceu na última quinta-feira (4).

IMG 2339
O Polo de Inovação Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) entregou, na última quinta-feira (4), os resultados da primeira etapa do projeto de reciclagem de baterias. A pesquisadora líder do projeto, Deise Menezes Santos, apresentou os resultados aos diretores das empresas parceiras: o diretor industrial da Tudor Baterias de Bauru/SP, Sérgio Luís Fioravante, e o diretor da Antares Reciclagem, Almir Trindade. Também estavam presentes na ocasião os gestores do Polo de Inovação, o diretor-geral, Marcelo Lucas Pereira Machado e o diretor de planejamento, Estéfano Aparecido Vieira.

Os resultados da pesquisa foram considerados promissores pelas empresas e foi firmada a continuidade do projeto para a próxima etapa, que consiste na implantação do processo em planta piloto na Tudor de Governador Valadares, Minas Gerais.

O projeto foi firmado em janeiro do ano passado, por meio de um convênio entre o Polo de Inovação Vitória e as empresas brasileiras Antares Reciclagem e Tudor M. G. de Baterias, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius. O objetivo é implantar um processo mais limpo para reciclagem de baterias de chumbo ácido, utilizadas em automóveis.

A iniciativa faz parte da proposta aprovada em edital do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços com o Innovate-UK, submetida pela Antares Reciclagem. O método foi pensado por pesquisadores da universidade britânica, e essa será a primeira implantação em escala de planta-piloto no Brasil.

Saiba mais: Polo de Inovação firma convênio com empresas para implantar processo mais limpo na reciclagem de baterias

Assunto(s): polo inovação , bateria , chumbo