Página inicial > Notícias > Proen lança primeiro texto de coletânea com orientações para a área de Ensino

Proen lança primeiro texto de coletânea com orientações para a área de Ensino

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 17h15 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 08h30

Este ano, serão lançados cinco textos como parte do projeto Proensino, que tem o objetivo de contribuir para a compreensão dos temas dentro do Ifes.

A Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen) inicia, a partir desta segunda-feira (8), o lançamento de textos que integram uma coletânea sobre cinco temas da área. A iniciativa faz parte do projeto Proensino, que tem o objetivo de auxiliar na compreensão de diversas questões dentro do Ifes utilizando conteúdo direto e de rápida leitura. O primeiro texto, já disponível, tem o título “Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: que aluno(a) queremos formar?”.

Nele, é abordada a integração do currículo para uma formação integral dos estudantes, com competências técnicas e autonomia intelectual. “Refletir sobre o perfil deste egresso é importante ao dialogarmos sobre os objetivos, conteúdos, métodos e atividades curriculares que trabalharemos, tendo em mente que uma formação capaz de construir essa autonomia intelectual implica possibilitar o desenvolvimento do estudante na perspectiva omnilateral, partindo da noção do trabalho como princípio produtor e transformador de nossa realidade, para englobar os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais associados, assim como aquelas competências de caráter relacional, emocional e afetivo”, diz trecho do material.

Até o final do ano, serão lançados mais quatro textos, nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro. Cada um deles tem a proposta de apresentar caminhos legais e institucionais e pode ser utilizado tanto para uma leitura individual, quanto para nortear debates, grupos de estudos ou formações pedagógicas, já que todas as informações apresentadas estão referenciadas na legislação e normas institucionais vigentes.

Proensino
O pedagogo da Assessoria de Gestão Educacional da Proen, Leonardo Nunes Domingos, foi o coordenador dos trabalhos realizados por uma comissão de docentes, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e discentes de cursos de licenciatura (Letras e Pedagogia). Ele explica que a ideia do projeto nasceu a partir do trabalho de assessoramento. “Cotidianamente, nós respondemos a dúvidas enviadas pelos campi, as quais revelam, em última instância, a necessidade de alinhamento institucional de alguns temas”, pontuou.

“Portanto, a proposta é de que os textos colaborem para a atuação em rede, contribuindo, com isso, para o fortalecimento da identidade político-pedagógica da instituição. A ideia é profissionalizar ainda mais a prática pedagógica institucional”, destacou.

Acesse o texto “Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: que aluno(a) queremos formar?” ou confira abaixo o vídeo com áudio e Libras.

Assunto(s): proensino , textos , coletânea , proen