Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Instrumentos de avaliação de cursos de graduação serão tema de oficina
Início do conteúdo da página

Instrumentos de avaliação de cursos de graduação serão tema de oficina

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h28 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 13h49

Coordenadores de curso com avaliações em andamento participarão da capacitação, no dia 15 de abril.

Coordenadores de 12 cursos de graduação do Ifes que estão passando pelo processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) participarão, na próxima segunda-feira (15), de uma oficina sobre Instrumento de Avaliação de Cursos da Graduação. A servidora Moramey Regattieri apresentará os indicadores e falará sobre o formulário eletrônico de avaliação. O encontro acontecerá no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), em Vitória.

Estarão presentes os coordenadores dos cursos de administração nos campi Venda Nova do Imigrante, Barra de São Francisco e Centro-Serrano; de Biomedicina, em Vila Velha; de Engenharia Ambiental, em Ibatiba; de Engenharia Civil, em Nova Venécia; de Engenharia Elétrica, em Guarapari; de Engenharia Mecânica, em Vitória; de Geologia, em Nova Venécia; de Gestão Ambiental, em Montanha; de Letras, em Venda Nova; e de Pedagogia, em Vila Velha.

Segundo Aldieris Braz Amorim Caprini, diretor de Graduação do Ifes, a oficina “possibilita ao coordenador conhecer os instrumentos e, dessa forma, organizar o curso não somente para a avaliação, mas também para que o mesmo tenha êxito acadêmico nos seus processos político-pedagógicos”.

Ele enfatizou que neste momento estão sendo priorizados os cursos com avaliações em andamento ou próximas, mas que ideia é passar a realizar a capacitação sempre em abril e agosto, para os coordenadores de cursos que estiverem passando por reconhecimento ou renovação de reconhecimento e também abrir vagas para os demais coordenadores. 

A oficina também vai gerar um manual sobre o tema, que será disponibilizado em breve para todos. Moramey ressalta que, além do conhecimento sobre o formulário e a avaliação, os coordenadores vão receber uma atualização sobre as novas legislações acerca de cursos superiores.

Primeira oficina
Esta será a segunda oficina com esse tema a ser promovida pela Proen. A primeira aconteceu em outubro de 2018 e envolveu coordenadores dos seguintes cursos: Administração (Colatina); Licenciatura em Informática (Cachoeiro de Itapemirim); Química Industrial (Aracruz e Vila Velha); Engenharia Mecânica (Aracruz); Engenharia de Controle e Automação (Linhares); e Pedagogia (Itapina).

Todos esses já receberam ou estão em fase de receber a visita dos avaliadores, e os primeiros resultados apontam que o trabalho realizado na oficina tem dado resultado. “Não temos ainda as notas finais, mas o retorno das visitas tem sido positivo, com cursos bem avaliados”, adiantou Moramey.

A iniciativa faz parte da política de gestão da Diretoria de Graduação, que tem como objetivo melhorar os cursos de graduação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página