Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes serão convocados para exames periódicos a partir da próxima semana

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 17h07 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 17h07

Uma cartilha foi elaborada para explicar como o processo acontece no Ifes.

No mês de abril, os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começarão a ser convocados para realizar os exames médicos periódicos. Os exames são gratuitos e todos os servidores regidos pela lei 8112/90 e empregados públicos anistiados da instituição podem realizá-los. No Ifes, os professores substitutos e temporários são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), portanto não têm direito a realizarem os exames médicos periódicos.

A assistente social da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS),  Sandra Pereira Gonçalo, fala sobre a importância da realização dos exames periódicos.  “Essa é uma ação de promoção à saúde, uma oportunidade para o servidor cuidar da saúde de forma preventiva e sem custos", afirmou.

Os servidores serão convocados pelo e-mail institucional e deverão acessar o Módulo Servidor no site www.siapenet.gov.br, clicar em Sigepe e escolher o menu “Saúde do Servidor”. Depois de clicar na opção Exame Periódico, o servidor pode concordar ou não em realizar os exames. Em caso positivo, há a opção de imprimir as guias e os locais onde deverá realizar os exames. Se o servidor não concordar, é necessário imprimir o “Termo de Responsabilidade”, assinar e entregá-lo ou enviá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus ou Reitoria.

Os exames devem ser feitos em horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. Eles sempre serão agendados em locais próximos ao trabalho do servidor, credenciados pela instituição. Os dados relativos aos exames serão incluídos no Sigepe e, ao final do processo, será emitido um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Uma cartilha foi elaborada para explicar como o processo acontece no Ifes. Dúvidas também podem ser sanadas e mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS). O contato pode ser feito por telefone, pelo 3357-7500, ramal 2021; ou por e-mail, para o email cas.rei@ifes.edu.br

Legislação
No Ifes, os exames médicos periódicos que são realizados pelos servidores cumprem as regras estabelecidas pelo decreto nº 6856, de 25 de maio de 2009, e pela portaria nº 4, de 15 de setembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Cronograma de convocações
Abril – servidores nascidos de janeiro a abril;
Maio – servidores nascidos de maio a agosto;
Junho – servidores nascidos de setembro a dezembro.

Acesse a cartilha: Exames Periódicos – perguntas e respostas