Página inicial > Notícias > Ifes tem mais dois softwares registrados pelo INPI

Ifes tem mais dois softwares registrados pelo INPI

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 16h52 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 16h52

Os projetos são de autores dos campi Colatina e Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve dois certificados de registro de software concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na última terça-feira (19). Os registros foram concedidas aos programas Colatina Monumentos Mobile, do Campus Colatina; e Localizador de Estações de Carregamento de Veículos Elétricos, do Campus Vitória.

O Colatina Monumentos Mobile é um aplicativo desenvolvido pelo professor Giovany Frossard Teixeira e pelo estudante Wellington Gomes da Silva, que visa facilitar a divulgação de monumentos históricos da cidade de Colatina. A partir do programa, é possível buscar por monumentos e solicitar uma rota até eles, além de obter acesso rápido e fácil à informações de um monumento que esteja a frente do usuário. O aplicativo ainda disponibiliza a visualização de maquetes 3D previamente cadastradas dos monumentos.

O Localizador de Estações de Carregamento de Veículos Elétricos é um software criado pelos professores Danilo César Azeredo Silva e Mario Mestria e visa dar suporte à decisão de localização das estações comerciais de carregamento de veículos elétricos (ECVEs). A ferramenta busca minimizar os custos de implantação e de deslocamento até as estações, levando em conta rotas reais que levam o usuário até a ECVEs mais próxima.

Assunto(s): inpi , software , registro