Página inicial > Notícias > Ifes sediará fórum de gestores da Região Sudeste entre os dias 22 e 24 de maio

Ifes sediará fórum de gestores da Região Sudeste entre os dias 22 e 24 de maio

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 13h30 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 16h26

Representantes de Institutos Federais da região estiveram em Vitória, nesta quinta-feira (7), em reunião sobre a organização do evento.

DSC 4195

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizará, entre os dias 22 e 24 de maio deste ano, o primeiro fórum que reunirá gestores de todas as instituições da Rede Federal da Região Sudeste. Entre os objetivos do evento está a promoção de discussões sobre trabalho integrado, a troca de experiências e expertises, e o aprimoramento da gestão dos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II. O evento terá como lema: “Compartilhar, inovar e desenvolver”.

Para marcar o início da organização do fórum, reitores e pró-reitores e outros representantes de algumas instituições de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estiveram em Vitória, nessa quinta (7), participando de uma reunião para discutir assuntos como formato, programação, público, orçamento, temáticas, entre outros. O evento foi pensado a partir da experiência do Fórum Mineiro da Rede Federal, realizado em 2016, 2017 e 2018.

A reunião contou com a participação do reitor do Ifes, Jadir Pela, e dos reitores dos Institutos Federais: do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva; do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil; Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli; e Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo. Também participaram da reunião representantes do IF Sudeste MG, do IFRJ, gestores do Ifes e representantes da comissão organizadora do evento.

Jadir abriu a reunião comentando sobre o desejo de trabalhar de forma mais integrada com as instituições da Região Sudeste. “Temos exemplos muito positivos na Rede Federal, como é o caso da Região Nordeste. Nós precisamos fortalecer a nossa atuação em nível local, regional, nacional e internacional. Mesmo que tenhamos objetivos e metas diferentes, nos fortalecemos em diversas áreas. Quando trabalhamos isolados perdemos a oportunidade de nos impulsionar”, enfatizou.

Para o reitor do IFTM e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Roberto Gil, a reunião foi muito produtiva e centrada no objetivo de envolver a participação efetiva dos servidores. “Vamos buscar as temáticas com os fóruns do Conif e trazer as discussões mais relevantes para o evento. A minha expectativa é que a integração que já existe em Minas Gerais se estenda para toda a Região Sudeste”, afirmou.

O fórum acontecerá na mesma semana e na mesma estrutura do Integra Ifes, novo evento que tem o objetivo de promover a convivência, o trabalho em rede e a troca de experiências entre diferentes áreas. O Integra Ifes será realizado de 22 a 24 de maio na Fábrica de Ideias, no Campus Vitória e no Cefor.

Participação
Poderão participar do fórum todos os reitores, pró-reitores e diretores sistêmicos de todas as instituições que compõem a Rede Federal na Região Sudeste. Cada instituição poderá levar ainda um diretor-geral por grupo de trabalho (GT), exceto a instituição realizadora do evento naquele ano, que poderá incluir todos os seus diretores-gerais.

Estão definidos para o primeiro evento os GT's de: Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Gestão de Pessoas, Comunicação, Tecnologia da Informação, Educação a Distância e Assistência Estudantil.

Confira as fotos da reunião.