Página inicial > Notícias > Rodas de conversas promovem troca de experiências entre ações de Extensão

Rodas de conversas promovem troca de experiências entre ações de Extensão

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h40 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 17h43

Encontros aconteceram como parte da programação da II Jornada de Integração do Ifes.

Roda de Conversa

Encontros entre participantes de projetos, programas, cursos e eventos de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm movimentado as salas da II Jornada de Extensão do Ifes, que acontece no Campus Cariacica. Ao longo da programação da II Jornada de Integração do Ifes, os extensionistas da Instituição realizam encontros de interação, onde podem apresentar os projetos que integram e responder perguntas de participantes de outras iniciativas.

Na tarde desta quarta-feira (28), aconteceram duas rodas de conversas, que reuniram iniciativas por área de afinidade: a primeira, com ações do grupo Comunicação, Cultura e Educação; e a segunda, atividades voltadas para a área de afinidade Educação. Oito iniciativas de diferentes campi se apresentaram em cada uma das rodas.

Mardem Rocha é coordenador de Extensão do Campus Ibatiba do Ifes. Veio apresentar a iniciativa “Futsal para pequenos”, que proporciona a prática esportiva de futebol de salão para crianças entre 9 e 11 anos da cidade localizada na região sul do Estado. Entre outras questões que levantou, destacou a aproximação que a ação proporciona com as famílias das crianças atendidas. “Temos melhorado significativamente nossa imagem e nossa relação com a cidade a partir das ações de Extensão”, destacou.

Mardem também elogiou o formato de apresentação deste ano. “As rodas de conversas proporcionam uma interação que não havia nos anos anteriores. Temos que nos lembrar que muitas vezes os participantes do interior passam muito tempo em deslocamento, e apresentar a iniciativa para uma sala cheia, ouvindo os outros projetos, valoriza nossa presença”, disse.

Já Sara Cristina Freitas é estagiária da Diretoria de Extensão do Campus Barra de São Francisco. Ela apresentou a iniciativa “Jovens aprendizes”, um curso de extensão para jovens do município, que acompanha de perto. Ela destacou a importância para os jovens de 14 a 24 anos que tiveram, no curso, a oportunidade de aprender disciplinas como Atendimento ao Público; Cidadania, Ética e Cultura; Empreendedorismo; entre outras que compõem o escopo da iniciativa.

Os alunos trabalham como jovens aprendizes nas empresas do município, que tem na exploração de rochas ornamentais e no setor de comércio e serviços, a base de sua economia urbana. “A procura é alta e estamos percebendo que muitos desse alunos acabam ficando nas empresas, como empregados, pela formação diferenciada que recebem”, ressalta.

As rodas de conversa acontecem em duas salas de aula do piso superior do pavilhão principal do Campus Cariacica. Confira a programação.