Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Guarapari será a cidade sede dos Jogos dos Institutos Federais 2019
Início do conteúdo da página

Guarapari será a cidade sede dos Jogos dos Institutos Federais 2019

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 11h48 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 13h09

Ifes será o anfitrião da edição comemorativa do aniversário de 10 anos dos Institutos Federais e 110 anos da Rede.

guarapari vista

Vista aérea de Guarapari. (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura)

 Os Jogos dos Institutos Federais 2019 (Jif 2019) acontecerão na cidade de Guarapari, localizada a 58 km da capital do Espírito Santo, Vitória. A indicação preliminar aconteceu em reunião entre representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif), realizada na manhã desta quinta-feira (22). Na edição, comemorativa dos 10 anos da criação dos Institutos Federais e do aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal - RFEPT), não haverá a fase eliminatória das disputas regionais: todas as 41 instituições se encontrarão no conhecido balneário da Região Sudeste. A previsão é de que os jogos aconteçam na primeira quinzena de outubro de 2019.

Cerca de 4 mil estudantes atletas devem participar da maior edição da história dos jogos nacionais, disputando 11 modalidades esportivas em duas etapas que terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais. Os encaminhamentos referentes ao formato das competições, quais as modalidades em cada etapa e número de participantes de cada instituição serão definidas pela Cojif, após uma pesquisa nacional de interesse, conduzida pelos representantes regionais da comissão. 

Segundo Roberto Gil, presidente do Conif, a ideia é transformar esta edição dos jogos num grande encontro de integração e celebração do aniversário da Rede. "A proposta de reunir todas as instituições partiu do Conif e foi prontamente aceita pelo Ifes e pelos membros da Cojif que aqui estiveram, pela compreensão avançada que temos (a Rede Federal) da importância do Esporte para o nosso modelo educacional", explicou.  

A opinião é compartilhada pelo presidente da Cojif, professor Silvio Romero, do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB). Ele explica que a decisão final depende da reunião da Comissão, formada por três representantes (um reitor e dois docentes da área de Educação Física) das regiões do país, mas está confiante após a reunião com o Ifes e o Conif. "Estivemos aqui acompanhando o Jif Sudeste em 2014 e foi um sucesso. Estou feliz com as tratativas e tenho certeza de que vamos conseguir realizar um grande evento", comemorou.

O professor Jadir Jose Pela, reitor do Ifes, também expressou alegria em poder receber a edição nacional dos jogos. Segundo ele, a oportunidade de integração das instituições da Rede Federal num grande evento esportivo combina com a lógica pensada para o Esporte na formação dos estudantes. "É indiscutível a importância da prática esportiva para formação dos nossos alunos, no desenvolvimento de suas competências, na formação que eles levarão para a vida. Esses momentos, de encontro e disputa com outros times de outras instituições são a coroação dessa concepção", lembrou.    

DSC 2920

Delegação da Rede Federal foi recebida pelo vice-prefeito de Guarapari, Miguel Agrizzi (Foto: ACS/Ifes)

Visita aos espaços

A reunião aconteceu após uma visita técnica à cidade de Guarapari, durante toda quarta-feira (21). A comitiva foi formada pelo reitor do Ifes, Jadir José Pela; pelo presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil; pelo reitor do Instituto Federal de Goiás e representante da Região Centro-Oeste na Cojif, Jerônimo Rodrigues da Silva; pelo reitor do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) e representante da Região Sul na Cojif, Flávio Nunes, pelo reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e representante da Região Sudeste na Cojif, Marcelo Bregagnoli; pelo reitor do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e representante da Região Nordeste na Cojif, Virgílio Sales Araripe; pelo presidente da Cojif, professor Silvio Farias, pelo diretor técnico da Cojif e professor do IFsul, Thiago Terra Borges; pelo coordenador local dos jogos pelo Ifes, professor Mauro Neto; pelo professor do Ifes, Danilo Abdala; pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo; pela Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do Ifes, Lara Rios Bueno; pela servidora da Assessoria de Comunicação do Ifes, Érica Signorelli Ferreira; e pelo coordenador de Eventos Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Guarapari (Sel/PMG), Marcus Ely Valente. 

Na parte da manhã os participantes da comitiva estiveram no Complexo Esportivo Maurice Santos, no bairro Muquiçaba, que conta com ginásio poliesportivo e instalações para esportes aquáticos. No local, foram recebidos pelo vice-prefeito de Guarapari e secretário municipal de Esporte e Lazer, Miguel Agrizzi. As instalações do Complexo Esportivo foram inauguradas em 2016. Em seguida, conheceram o Ginásio Polivalente, no bairro Itapebussu. O vice-prefeito falou da importancia para a cidade em receber o evento. "Fui aluno do Ifes quando ainda era Escola Técnica e conheço bem a importância desses jogos e do desporto escolar. Contem com a nossa cidade", reforçou. 

Ainda no final da manhã, a delegação seguiu para o Sesc Guarapari, que conta com instalações esportivas para modalidades coletivas e individuais, além de alojamentos e refeitório. O Sesc Guarapari já abrigou o Jif Sudeste em 2014 e tem capacidade hoteleira para cerca de 2 mil pessoas por vez. A instalação deve sediar as principais atividades do Jif 2019.  

A delegação ainda visitou o Campus Guarapari do Ifes, que fica ao lado do Sesc. Lá, foram recebidos pelo diretor geral da unidade, professor Gibson Dall'Orto. O diretor apresentou as instalações do campus e disse estar animado com o evento. "Serão todos muito bem-vindos a Guarapari", destacou. 

Matéria Jif dentro

Reunião aconteceu no Gabinete do Diretor Geral do Campus Cariacica (Foto: ACS/Ifes)

Reunião

Durante a manhã desta quinta-feira (22), os representantes regionais da Cojif e a equipe do Ifes estiveram reunidos no Campus Cariacica do Ifes, para realizar a indicação preliminar e dar os encaminhamentos necessários à organização dos jogos. A reunião aconteceu no gabinete do diretor Geral, ao lado da sala onde foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico Integrado ao PDI do Ifes, que reuniu gestores dos campi e da reitoria da Instituição. Ao final do encontro, a delegação visitou os gestores do Ifes e anunciou sua decisão. 

O reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, pediu continuidade do engajamento dos gestores da instituição na realização dos jogos. "Gostaria de contar com a parceria que já temos também para este momento importante do próximo ano", disse. Já o presidente do Conif, Roberto Gil, destacou a força do Esporte na Rede Federal. "Houve momentos em que os jogos estiveram ameaçados, mas hoje estão mais fortes do que nunca e queremos coroar esse momento com esse grande encontro", defendeu. Além de presidente do Conif e reitor do IFTM, Roberto Gil é professor de Educação Física. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página