Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Quarta oficina do Planejamento Estratégico 2019-2023 avalia cenário externo
Início do conteúdo da página

Quarta oficina do Planejamento Estratégico 2019-2023 avalia cenário externo

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 12h45 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 16h23

Ameaças e oportunidades foram analisadas a partir da metodologia PESTAL

IMG 0166 redim

A quarta oficina do ciclo de encontros que realiza o Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no Campus Cariacica. Com esse encontro, gestores de todos os campi e da Reitoria da instituição complementaram a análise SWOT realizada na segunda oficina. Para chegarem aos dados, a metodologia utilizada foi a PESTAL, que foca a avaliação em fatores externos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais (relacionados com meio-ambiente) e legais.

Assim como na oficina que discutiu o Modelo Institucional, os participantes foram divididos em três grupos. Cada um realizou suas discussões e depois recebeu a visita dos outros, para ponderações. Após os ajustes, as ameaças e oportunidades foram reduzidas a cinco por área, por meio de votação dos presentes.

Segundo o profissional da empresa SteinBeis-Sibe do Brasil, Fábio Zimmerman, que orienta o ciclo de encontros, o fato da Educação Profissional e Tecnológica passar por um período de muitas indefinições não prejudica a realização do Planejamento Estratégico. “É justamente nesse momento de incertezas que as ações precisam ter visão estratégica, pois deixar de agir para esperar as certezas não é uma opção das organizações”, explicou.

Na parte da tarde, os gestores do Ifes participaram do curso de desenvolvimento de lideranças. No próximo encontro, em data a ser definida, os dados levantados em todas as oficinas anteriores servirão de entrada na construção do Mapa Estratégico do Ifes para o período 2019 – 2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página