Página inicial > Notícias > Análise SWOT é tema da segunda oficina do Planejamento Estratégico

Análise SWOT é tema da segunda oficina do Planejamento Estratégico

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 17h04 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 18h57

Gestores discutiram sobre forças e fraquezas da instituição.

swot

Gestores de todas as unidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estiveram reunidos, no dia 25 de outubro, no Campus Cariacica, para a segunda oficina do processo de Planejamento Estratégico 2019-2023. O tema do encontro foi Análise Estratégica SWOT, uma ferramenta de gestão utilizada para avaliar pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de organizações.

“Hoje vamos nos limitar a discutir nossas forças e fraquezas, ou seja, apenas nossas questões internas. A ferramenta SWOT é muito conhecida e nos ajuda a desenhar o cenário de onde estamos, quais são nossos pontos fortes e quais são os pontos fracos”, explicou Fabio Zimmermann, consultor da empresa SteinBeis-Sibe, que orienta o processo na instituição.

Os gestores se dividiram em quatro grupos e discutiram pontos fortes e fracos de oito áreas da instituição: atividade finalística (ensino, pesquisa e extensão); estrutura de poder; recursos humanos; cultura organizacional; modelos de planejamento e gestão; informação e comunicação; suprimento de materiais e manutenção; e processos organizacionais. Os gestores também puderam consultar as informações do planejamento estratégico atual para análise dos dados.

Depois apresentaram os trabalhos e cada um escolheu, entre todas as áreas, cinco fraquezas e cinco forças. As opções ganhadoras serão utilizadas para o desenvolvimento do novo mapa estratégico da instituição, na oficina prevista para o dia 22 de novembro. No próximo encontro, os gestores discutirão sobre fatores externos a instituição que podem influenciar positiva ou negativamente no ambiente interno, utilizando o método Pestal.

Na tarde do dia 25 e durante todo o dia 26 de outubro, os gestores continuaram juntos no primeiro módulo do curso de desenvolvimento de lideranças. No momento de abertura, o reitor do Ifes, Jadir Pela, destacou a importância da atividade. “Acredito muito neste curso e fico muito feliz de podermos proporcionar essa oportunidade aos nossos gestores. Precisamos de líderes fortes para enfrentar o futuro”, afirmou.

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.