Página inicial > Notícias > Núcleo Incubador de Venda Nova promove evento sobre indicação geográfica do Socol

Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 14h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 14h43

A apresentação é aberta ao público e será no dia 10 de agosto.

O Núcleo Incubador do Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promoverá evento sobre a Indicação Geográfica (IG) do Socol. A apresentação é aberta ao público e contará com quatro palestras sobre o tema. O evento será no dia 10 de agosto, com início às 17h30, no auditório do campus.

Em junho deste ano, o socol produzido no município de Venda Nova do Imigrante recebeu o certificado de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pedido de reconhecimento foi feito em julho de 2014 pela Associação dos Produtores de Socol (Assocol) do município, que desde então recebe o apoio do Núcleo Incubador do Campus Venda Nova do Imigrante, por meio do Projeto de Alavancagem da Indicação de Procedência Venda Nova do Imigrante para Socol.

O registro de IG, classificada em duas espécies, permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região. A espécie “indicação de procedência” se refere ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Já a espécie de “denominação de origem” reconhece o nome de um país, cidade ou local cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

O socol foi classificado na espécie de “indicação de procedência” e a área considerada está localizada na parte nordeste de Venda Nova do Imigrante, abrangendo as regiões de Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência. A extensão da área foi delimitada em função do local onde se concentram os descendentes de italianos que historicamente fabricam e oferecem o produto para comercialização.

Confira as palestras programadas:

- “Indicações Geográficas e Socol, desafios e possibilidades de IG's”
Palestrante: Anselmo Buss Júnior (Diretor Administrativo do Instituto de Inovação e Tecnologias - Inovates)

- “Gestão e promoção das IG's pós reconhecimento”
Palestrante: Representante do INPI

- “Desafios na captação de recursos para o projeto Socol”
Palestrantes: Larissa Haddad de Souza Vieira (Coordenadora Geral de Extensão e Coordenadora do Núcleo Incubador do Campus Itapina) e Beatriz de Assis Junqueira (Auditora Fiscal Federal Agropecuária)

- “Caso de sucesso da IG do Socol”
Palestrante: Albertina Zandonadi Carnielli (Presidente da Assocol)