Página inicial > Notícias > Gestores de Núcleos Incubadores do Ifes participam de encontro

Gestores de Núcleos Incubadores do Ifes participam de encontro

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 16h02 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 14h47

Evento acontece até essa sexta-feira (29).

Teve início, nesta quinta-feira (28), o III Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). No primeiro dia do evento, participaram os gestores dos Núcleos Incubadores dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória, além da equipe da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A abertura contou com a palestra de Henrique da Hora, presidente da Tec Campos e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), que falou sobre a experiência de gestão da incubadora no contexto da instituição. Ele explicou que a Tec Campos é uma incubadora de empresas de desenvolvimento regional, que abriga empreendimentos de base tecnológica com ênfase em inovação. “Nós queremos ser referência em negócios inovadores. Eu não incubo ideias, eu incubo negócios. Já incubei boas ideias que não viraram negócios. Hoje escolho perfis empreendedores para a incubadora”, disse.

Durante a tarde foi realizado um workshop de criatividade com os gestores. Depois, o doutorando do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Francisco Rapchan, falou sobre a concepção de incubadora enquanto um habitat de inovação para gerar desenvolvimento. Por último, o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), Klinger Ceccon Carprioli, apresentou a parceria realizada com os Núcleos Incubadores.

Segundo dia
O evento acontece até esta sexta-feira (29), na Fábrica de Ideias, em Vitória. O segundo dia será voltado para discussão interna, com apresentações do ambiente Moodle e dos Núcleos Incubadores. Também haverá uma palestra sobre “Como gerenciar o processo de incubação”, com o ex-presidente da TecVitória, Vinícius Chagas.

Confira a programação desta sexta-feira (29).