Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Programa que oferece bolsas de pesquisa na Europa está com chamada aberta até 12 de setembro
Início do conteúdo da página

Programa que oferece bolsas de pesquisa na Europa está com chamada aberta até 12 de setembro

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 11h59 | Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 11h59

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), promovido pela Comissão Europeia, tem o objetivo de financiar pesquisadores promissores.

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) – programa promovido pela Comissão Europeia com o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo em diversas áreas de estudo – está com chamada aberta para suas Individual Fellowships (IF), bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações da União Europeia.

A iniciativa é direcionada para pesquisadores promissores e experientes que já tenham doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em tempo integral de pesquisa. A ideia é que eles realizem seu próprio projeto de investigação em uma organização anfitriã em outro país, obtendo novas habilidades por meio de treinamento avançado e, possivelmente, mobilidade intersetorial.

Pesquisadores sediados no Brasil ou em qualquer país da América Latina e Caribe podem se candidatar, optando por uma das modalidades de apoio: reintegração, subsídio científico ou bolsa da sociedade e empresa no setor não acadêmico.

As bolsas têm duração de um a dois anos e podem incluir um subsídio de mobilidade – de três ou seis meses – para outra instituição europeia, além de cobrir custos de pesquisa e despesas gerais da instituição de acolhimento, que pode ser uma universidade, um centro de pesquisa ou uma empresa na Europa.

Para concorrer a uma das bolsas individuais, os interessados devem submeter propostas de financiamento em conexão com a organização de acolhimento prevista na Europa. As propostas serão julgadas por sua qualidade de pesquisa, pelas perspectivas futuras de carreira do pesquisador e pelo apoio oferecido pela organização anfitriã. As submissões podem ser realizadas até o dia 12 de setembro deste ano. Confira o guia para candidatos e saiba mais sobre a chamada.

Acesse: https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil/marie-sk%C5%82odowska-curie-individual-fellowships-if-incomingoutgoing-open-call

Fonte: Incobra

registrado em:
Assunto(s): bolsas de pesquisa , europa
Fim do conteúdo da página