Página inicial > Notícias > Fortalecimento do trabalho em rede é um dos focos da Reitoria Itinerante

Fortalecimento do trabalho em rede é um dos focos da Reitoria Itinerante

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h57 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 07h33

Campi da Rota 4 | Montanhas Capixabas foram visitados pela equipe do reitor na última semana.

Fomentar a cultura do trabalho em rede, com o compartilhamento de recursos, equipamentos, projetos e expertises é um dos objetivos da Reitoria Itinerante, projeto que está acontecendo em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Na última semana, os campi da Rota 4, chamada de Montanhas Capixabas, receberam a visita do reitor, Jadir Pela, e sua equipe, para a discussão de encaminhamentos das pautas selecionadas como prioritárias por servidores e estudantes.

Fazem parte da rota os campi Santa Teresa, Centro-Serrano, Venda Nova do Imigrante e Ibatiba. As demandas que envolvem recursos para assistência estudantil, obras, aquisições de equipamentos e livros, capacitações e bolsas de pesquisa e extensão, e ampliação do número de servidores foram os destaques desta rota, que teve início no dia 18 e se encerrou no dia 20 de junho.

“O trabalho em rede é muito importante em uma época de crise orçamentária porque poupa recursos e fortalece a instituição como um todo. É importante saber como outro campus resolve as questões que se repetem, aproveitar as boas experiências, compartilhar equipamentos, propor projetos em parceria, juntar esforços. Algumas experiências já existem, mas precisamos fomentar essa cultura na instituição”, destacou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

Uma dessas iniciativas é a construção de uma usina fotovoltaica que atenderá os campi do Norte do Espírito Santo: São Mateus, Nova Venécia e Montanha. “A usina está sendo construída com recursos de emenda parlamentar individual para o atendimento dos três campi e, depois de implantada, haverá uma economia significativa na conta da energia das unidades. Exemplos como esse podem e devem ser estimulados na instituição”, afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.

Participaram das reuniões o reitor da Instituição, Jadir Pela; e os pró-reitores Luciano Toledo (Desenvolvimento Institucional), Renato Tannure (Extensão), Adriana Pionttkovsky (Ensino), Lezi Ferreira (Administração), além do diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero; e do diretor de Planejamento da instituição, Marcelo Tedoldi. Para o pró-reitor de Administração, Lezi Ferreira, "a Reitoria Itinerante é a principal ferramenta de levantamento da necessidade de investimentos no Ifes, pois cada demanda é tratada diretamente pela comunidade de cada campus. Isso configura legitimidade às demandas e fortalece os compromissos firmados durante as reuniões com a equipe da reitoria".

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano. Confira o vídeo sobre a visita da Reitoria Itinerante aos campi da Rota 4.

Veja como foi a segunda etapa da Rota 4 | Montanhas Capixabas:

Assistência estudantil e reformas no campus marcam discussões em Santa Teresa
Calçamento do campus e transporte são as prioridades de Centro-Serrano
Campus Venda Nova quer mais oportunidades em capacitações, bolsas e melhorias nos sistemas
Construção de nova biblioteca e ampliação de número de servidores estão entre as prioridades do Campus Ibatiba

Rota 5 | Grande Vitória

As reuniões da próxima rota, que incluem os campi Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra estão previstas para acontecerem em julho. Acesse a tabela de pautas.

Mais informações sobre o projeto Reitoria Itinerante podem ser acessadas em www.reitoriaitinerante.ifes.edu.br.