Página inicial > Notícias > Mesa-redonda marca início dos trabalhos de núcleo intercampi de Agroecologia

Mesa-redonda marca início dos trabalhos de núcleo intercampi de Agroecologia

Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 15h05 | Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 17h58

O evento acontece na quinta-feira (24) e vai abordar a produção orgânica no Estado.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) inicia, na quinta-feira (24), as atividades do Núcleo Intercampi de Estudos em Agroecologia (NEA). Para marcar o começo dos trabalhos, será realizada uma mesa-redonda, no âmbito da Campanha Nacional de promoção do produto orgânico, com o tema  “Agroecologia e produção orgânica: saúde e segurança alimentar e nutricional dos agricultores do Espírito Santo”. O evento será às 8 horas, no auditório do Campus Centro-Serrano, em Caramuru, Santa Maria de Jetibá.

Embora já existam outros núcleos de estudos nessa área no Ifes, esse é o primeiro intercampi, criado por meio de parceria entre os campi Centro-Serrano, Colatina e Itapina. De maneira integrada, os campi tem o objetivo de promover a agroecologia e a produção orgânica em suas regiões de atuação. O projeto foi contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como coordenador geral o professor Abrahão Elesbon, do Campus Colatina.

Veja a programação:

8h – Mesa-redonda: Agroecologia e produção orgânica: saúde e segurança alimentar e nutricional dos agricultores do Espírito Santo

Participantes:
Lusinério Presotti - Agrônomo, Professor de Agroecologia e Coordenador do Núcleo Arandu de Estudos em Agroecologia do Campus Santa Teresa.
Daniel Plaster - Agricultor orgânico e presidente da Associação de Produtores Orgânicos de Santa Maria de Jetibá (APSAD-VIDA).
Selene Tasch - Agricultora orgânica e presidente da Associação de Produtores Orgânicos de Santa Maria de Jetibá Amparo Familiar.
Alexandre Brasil da Fonseca - Sociólogo, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha com os temas desigualdades, alimentação e cultura, educação em saúde, segurança alimentar e nutricional entre povos e comunidades tradicionais.

Mediação: Ricardo Bodart de Andrade (Campus Centro-Serrano)

10h10 – Apresentação e inauguração do Núcleo de Estudos em Agroecologia Intercampi.

Abrahão Elesbon (Campus Colatina), Mariana Petri da Silva (Campus Centro-Serrano) e parceiros.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) inicia, na quinta-feira (24), as atividades do Núcleo Intercampi de Estudos em Agroecologia (NEA). Para marcar o começo dos trabalhos, será realizada uma mesa-redonda, no âmbito da Campanha Nacional de promoção do produto orgânico, com o tema “Agroecologia e produção orgânica: saúde e segurança alimentar e nutricional dos agricultores do Espírito Santo”. O evento será às 8 horas, no auditório do Campus Centro-Serrano, em Caramuru, Santa Maria de Jetibá.

Embora já existam outros núcleos de estudo em Agroecologia no Ifes, esse é o primeiro intercampi, criado por meio de parceria entre os campi Centro-Serrano, Colatina e Itapina. De maneira integrada, os campi tem o objetivo de promover a agroecologia e a produção orgânica em suas regiões de atuação. O projeto foi contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como coordenador geral o professor Abrahão Elesbon, do Campus Colatina.