Página inicial > Notícias > Ifes recebe quatro certificados de registro do INPI

Ifes recebe quatro certificados de registro do INPI

Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h24 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 15h04

Agora já são 18 registros de software conseguidos pelo Ifes desde 2012.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu aos Instituto Federal do Espírito santo (Ifes) o registro de quatro programas de computador criados por servidores e estudantes da instituição. O despacho de concessão dos registros foi publicado na Revista de Propriedade Industrial do INPI.

O certificado garante por 50 anos a propriedade do Ifes sobre os programas. O pedido do registro do software foi feito pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes). O INPI alterou o processo de pedido de registro de programa de computador, de forma a agilizar os processos. Com 12 dias, os pedidos foram concedidos e os certificados foram emitidos.

Com os novos programas registrados, já são 18 registros de software conseguidos pelo Ifes desde 2012, quando a Agifes entrou com o primeiro pedido junto ao INPI. Para os interessados em obter o certificado, a agência recomenda que seja feita, inicialmente, uma busca na página do INPI para verificar se a ideia já foi registrada. A Agifes também se coloca à disposição para auxiliar e tirar dúvidas pelo e-mail agifes@ifes.edu.br.

Os softwares certificados foram:
- Ferramenta de Geração Automática de Redes de Distribuição
Autores: Christofer Galdino Bernardo e Clainer Bravin Donadel (Campus Vitória)

- PreDim - Software de Pré-Dimensionamento estrutural
Autores: Jean Eduardo Glazar, Rodolfo Giacomim Mendes de Andrade, Gustavo Conopca Lievore, Jonathan Lourette Schultz, Roberto Mendes Kiefer (Campus Colatina)

- QuerySocial: um Sistema de Consulta de Informações do Facebook
Autores: Karin Satie Komati, Lucas Coutinho de Souza Oliveira (Campus Serra)

- Sistema de Identificação de Pontos de Bifurcação em Vasos Sanguíneos de Imagens de Retina usando GPU
Autores: Karin Satie Komati, Flavio Severiano Lamas de Souza, Jefferson Oliveira Andrade, Juliana Amorim Guimarães (Campus Serra)

Os programas Sistema de Identificação e QuerySocial foram oriundos de uma Chamada do Núcleo Incubador do Campus Serra (NIS), que faz parte do projeto “CANNVAS-Iebt: Projeto de Captação de Novos Negócios para Viabilização, Ampliação e Sucesso de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”, aprovado no Edital Fapes nº 07/2016.