Página inicial > Notícias > Ifes realiza ações para a difusão do uso da Língua Brasileira de Sinais

Ifes realiza ações para a difusão do uso da Língua Brasileira de Sinais

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 18h54 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 10h01

Dia Nacional de Libras é comemorado nesta terça-feira (24).

Por meio dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem realizado uma série de ações para que o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja ampliado na instituição. Entre as novidades deste ano está, por exemplo, o lançamento do nome visual da instituição, que ainda está em fase de escolha, realizada pelo fórum de profissionais dos Napnes, o Fonapne.

O Dia Nacional de Libras é comemorado nesta terça-feira (24) e a presidente do Fonapne, Sirley Trugilho da Silva, destacou algumas das atividades realizadas no Ifes. “Ainda temos muito o que fazer para ampliar o uso e difusão da Libras no Ifes, mas estamos no caminho certo quando desenvolvemos ações para que a Língua de Sinais esteja presente nos nossos processos antes mesmo da chegada do aluno”, afirmou.

Para ela, o objetivo institucional é ampliar o uso de Libras para que a acessibilidade seja contemplada em todos os espaços do Ifes, incluindo alunos e servidores, de forma contribuir efetivamente na formação cidadã e profissional. A instituição possui servidores que trabalham diretamente com a língua, os professores de Libras, que além de darem aula nas licenciaturas realizam cursos de Libras para os servidores.

Há ainda os tradutores e intérpretes de Libras/Português, que realizam todo o trabalho de mediação entre os usuários da Libras e Língua Portuguesa no Instituto. Atualmente há Libras em todos os cursos em que há alunos surdos matriculados, como os cursos técnicos em Automação Industrial, Zootecnia, e Mineração; em cursos de Qualificação Cadista para a Construção Civil; além dos cursos superiores de Geografia e Agronomia.

O Fonapne ainda trabalha para institucionalizar comissões para a criação de glossários de Libras por especificidade do curso; para a tradução em Libras de documentos institucionais; e para tradução em Libras dos sites do Ifes. A Língua Brasileira de Sinais também faz parte da grade curricular das licenciaturas da instituição. Além disso, editais e outros materiais institucionais também são traduzidos para Libras.

A Libras
Libras é considerado pelas comunidades surdas como sua língua materna, antes mesmo do idioma nativo. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de uma língua composta apenas por gestos e mímicas: apresenta uma série de palavras, sinais e expressões que formam uma estrutura gramatical e semântica própria. É um meio de comunicação e interação social, que abre as portas para oportunidades pessoais e profissionais.

O Dia Nacional da Libras foi instituído principalmente como alerta para as grandes dificuldades em acessibilidade que esses cidadãos enfrentam, da socialização ao mercado de trabalho.

Com informações do Portal Brasil

Tradução em libras da matéria:

Assunto(s): libras , napnes ,