Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Grupo cadastra docentes para formulação de projeto do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede
Início do conteúdo da página

Grupo cadastra docentes para formulação de projeto do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 15h53 | Última atualização em Terça, 20 de Março de 2018, 15h53

Proposta, que será submetida à Capes, está sendo coordenada pelo IFSC e tem a participação do Ifes.

O grupo de trabalho que está formulando o projeto de Mestrado Profissional em Administração Pública em rede está cadastrando professores dos Institutos Federais que possam integrar o futuro corpo docente do curso. A proposta está sendo coordenada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e conta com a participação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de mais 11 institutos.

A professora Renata Gomes de Jesus, do Campus Guarapari, é uma das participantes do GT. Ela explica que o documento base do projeto está em fase final de redação. Agora é necessário fazer a prospecção dos docentes para verificar quais institutos têm condições de ofertar o curso, além de definir quais campi têm a infraestrutura adequada. A previsão é de submeter a proposta à Capes ao final de maio, porém, o projeto antes deve passar pela avaliação do Conif.

Para cadastro dos docentes, o GT propôs o estabelecimento de cinco critérios a serem cumpridos de forma cumulativa. Os professores devem utilizar a tabela de pontuação em formato de planilha eletrônica para preencher os dados e verificar a pontuação. Os interessados em fazer o cadastro devem encaminhar a planilha preenchida para o e-mail do diretor de Pós-Graduação do Ifes, Pedro Leite (pedro.leite@ifes.edu.br), até o dia 26 de março. Ele consolidará as informações para enviar ao GT.

Acesse:
Lista de requisitos para cadastro (formato .pdf, tamanho 33 kb)
Planilha de cadastro de docente (formato .xls, tamanho 11 kb)

Mestrado
O Mestrado Profissional em Administração Pública pretende tomar a esfera pública como um objeto de estudo científico, com o intuito de refletir sobre questões como eficiência, atendimento de demandas coletivas e construção do bem público. São duas linhas de pesquisa propostas: Administração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Administração da Inovação e Gestão Tecnológica na Área Pública.

A primeira é voltada para a análise de conceitos e práticas que possam contribuir com o desenvolvimento das instituições de ensino profissional e tecnológico. Propõe estudos que contribuam com o gerenciamento destas instituições. Enquadram-se nesta linha os estudos relacionados a processos administrativos, licitatórios, financeiros, produtivos, de gestão mercadológica, de gestão de pessoas, parcerias entre a instituição pública e a iniciativa privada, estudo dos Arranjos Produtivos Locais, políticas públicas, entre outros temas que contribuam para o aprimoramento da gestão da EPT.

A linha de Administração da Inovação e Gestão Tecnológica na Área Pública tem como foco o estudo da gestão da inovação tecnológica e organizacional. Propõe a compreensão das estratégias e das políticas de gestão voltadas às organizações e à implementação de novas soluções baseadas tanto em tecnologia, quanto na introdução de novas lógicas de ação para enfrentar desafios.

Além do IFSC e do Ifes, participam da construção da proposta institutos federais de São Paulo (IFSP); Rio Grande do Sul (IFRS); Minas Gerais (IFMG e IF Sudeste MG); Ceará (IFCE); Mato Grosso (IFMT); Rio Grande do Norte (IFRN); Paraná (IFPR); Bahia (IFBaiano); Rio de Janeiro (IFFluminense); e Paraíba (IFPB).

Fim do conteúdo da página