Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Polo de Inovação Vitória assina primeiros projetos via Embrapii
Início do conteúdo da página

Polo de Inovação Vitória assina primeiros projetos via Embrapii

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2015, 16h46 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h56

Parceria firmada com o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal para a América do Sul vai permitir desenvolvimento de seis pesquisas.

O Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assinou os seus primeiros convênios na última sexta-feira (18). A parceria foi firmada com o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal para a América do Sul, para o desenvolvimento de seis projetos de pesquisa aplicada no âmbito do credenciamento junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Com foco na inovação de processos e produtos relacionados à Metalurgia e Materiais, os projetos terão no total um investimento de R$ 423 mil distribuído entre os recursos financeiros não reembolsáveis aportados pela Embrapii e pela empresa, e os recursos econômicos na forma de utilização da infraestrutura de pessoal e laboratórios do Instituto.

A parceria se configura como o pontapé inicial das atividades efetivas do Polo de Inovação Vitória. “Este é um dia muito especial. Por meio de um acordo com o Centro de Pesquisas de um de nossos maiores parceiros históricos, a ArcelorMittal Tubarão, estamos consolidando o credenciamento do Polo de Inovação Vitória junto à Embrapii. O sucesso desses seis primeiros projetos será a pedra fundamental para a construção da credibilidade de nosso Polo junto à comunidade científica nacional”, afirmou o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

A assinatura do acordo também é um marco histórico para o Centro de Pesquisas ArcelorMittal para a América do Sul, como destacou o seu gerente, Charles de Abreu Martins. “Iniciamos nossas atividades no começo de 2015 e este é nosso primeiro acordo com uma instituição acadêmica externa. Estamos muito felizes por dar este passo junto com o Ifes, uma organização fundamental para a formação de profissionais e para a busca da inovação, alinhada, portanto, aos nossos principais objetivos”, disse.

Os seis projetos de pesquisa aplicada que serão desenvolvidos por meio dessa parceria são voltados à identificação de melhorias nos processos e produtos da indústria do aço que permitam uma evolução na competitividade. Os pesquisadores têm como foco o desenvolvimento de inovações que possam gerar redução de custos e elevação da qualidade, assim como a melhoria de aspectos relacionados à segurança do trabalho, controle ambiental, preservação de recursos como água e energia, entre outros.

Para o professor José Roberto de Oliveira, coordenador dos projetos assinados com a ArcelorMittal, a oportunidade de realizar projetos em parceria com as empresas amplia o reconhecimento da pesquisa teórica já desenvolvida no instituto para a pesquisa aplicada, dando também visibilidade e credibilidade ao trabalho dos pesquisadores.

Outra meta do acordo assinado é promover a formação de novos pesquisadores, por meio da integração de alunos do Ifes às equipes de desenvolvimento. “A capacitação de pessoas é um dos pontos chaves para a nossa gestão”, reforçou Martins. “Hoje e no futuro vamos precisar de profissionais engajados na busca da inovação, inclusive para a formação da equipe do nosso Centro. Então, é muito positivo que esses projetos abram a oportunidade para os estudantes interessados em pesquisa e desenvolvimento.”

Saiba mais
O Polo de Inovação Vitória do Ifes iniciou suas atividades em setembro de 2015, e tem como objetivo realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação. A partir do credenciamento junto à Embrapii, alia a estrutura de recursos humanos e equipamentos do Ifes, com recursos financeiros não reembolsáveis da Embrapii, para atender às demandas de PD&I das empresas industriais brasileiras. Os contatos do polo são o e-mail poloembrapii@ifes.edu.br e o telefone (27) 3331-2276.

A Embrapii foi criada para promover o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira, por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, com foco nas demandas empresariais por desenvolvimento tecnológico, compartilhando os riscos na fase pré-competitiva da inovação. Conheça mais em www.embrapii.org.br.

O Centro de Pesquisas da ArcelorMittal para a América do Sul é o 12º da estrutura mundial do Grupo e foi instalado na ArcelorMittal Tubarão no primeiro semestre de 2015. Com investimento de US$ 20 milhões, para os próximos cinco anos, pretende alavancar a produção científica voltada para a inovação, estimulando a busca por soluções sustentáveis para toda a cadeia produtiva do aço.

*Com informações da Assessoria da ArcelorMittal Tubarão

assinatura_polo...
assinatura_polo_vitoria_01 assinatura_polo_vitoria_01
assinatura_polo...
assinatura_polo_vitoria_02 assinatura_polo_vitoria_02
assinatura_polo...
assinatura_polo_vitoria_03 assinatura_polo_vitoria_03
assinatura_polo...
assinatura_polo_vitoria_04 assinatura_polo_vitoria_04
assinatura_polo...
assinatura_polo_vitoria_05 assinatura_polo_vitoria_05

registrado em:
Fim do conteúdo da página