Página inicial > Notícias > Ifes inicia as atividades no Campus Centro-Serrano

Ifes inicia as atividades no Campus Centro-Serrano

Publicado: Terça, 17 de Março de 2015, 08h25 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2015, 17h34

Municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins atuaram em consórcio para viabilizar a chegada da unidade.

O Campus Centro-Serrano do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira (16). Uma solenidade com a presença de autoridades marcou o início das aulas de cursos técnicos regulares do campus, que fica na localidade de Alto Jetibá, no Distrito de Caramuru, em Santa Maria de Jetibá. A unidade fica localizada próxima à fronteira de Santa Maria de Jetibá com Domingos Martins e Santa Leopoldina.

Os alunos das primeiras turmas do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e seus familiares foram recebidos pela equipe da escola logo no início da manhã. A partir das 10 horas, houve ato solene com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; da diretora-geral do campus, Adriana Adriana Pionttkovsky Barcellos; do representante do Ministério da Educação (MEC), Nilton Nélio Cometti ; do assessor da senadora Rose de Freitas, Vitor Dimitri; e dos prefeitos dos municípios que recebem o campus: Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr; Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha; e Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer.

Segundo o reitor Denio Rebello Arantes, o campus é um sonho antigo da comunidade local, que se tornou realidade a partir da Expansão da Rede Federal de Institutos Federais, iniciada em 2007. “Nas primeiras reuniões com a então deputada Rose de Freitas e os prefeitos dos municípios que aqui estão hoje representados, ainda se falava da necessidade da criação de uma escola agrotécnica”, lembrou. A constituição do Instituto Federal do Espírito Santo aconteceu em 2008, a partir da fusão da rede Cefetes e das Escolas Agrotécnicas Federais.

O coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal do MEC, Nilton Nelio Cometti, destacou o empenho das prefeituras, que se mobilizaram para viabilizar o campus na região. “O envolvimento da comunidade e das administrações municipais demonstra que esse é um campus que já nasce vitorioso em sua missão de ampliar a oferta de educação profissional em sintonia com as demandas locais”, disse.

Os prefeitos também falaram da importância da instalação de uma unidade do Ifes na região. O prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr, destacou ainda a alegria e as expectativas dos moradores da região com a chegada do novo campus. “Nós estamos agradecidos e, podem ter certeza, vamos ajudar a cuidar muito bem desta escola”, falou.

A solenidade foi prestigiada ainda por vereadores e secretários municipais dos três municípios, além da equipe gestora da reitoria do Ifes, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e diretores-gerais ou representantes dos demais 20 campi da instituição.