Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Nova Venécia vencem Desafio Jovem Engenheiro 2014

Estudantes do Campus Nova Venécia vencem Desafio Jovem Engenheiro 2014

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 11h59 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2014, 11h59

A competição desafia alunos do ensino médio a usar sua criatividade para solucionar problemas relacionados com áreas da engenharia.

A equipe Jovens Titãs, formada por estudantes do Campus Nova Venécia, venceu o Desafio Jovem Engenheiro 2014, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe campeã representou o Espírito Santo na competição e é formada pelos alunos Bruno Schneider, Pollyana Berger, Michel Bonifácio e Mario Piana, do 4º ano dos cursos Técnicos em Edificações e em Mineração Integrado ao Ensino Médio.

O intuito da competição é desafiar alunos do ensino médio a usar sua criatividade e engenhosidade para solucionar problemas relacionados com áreas da engenharia, além de incentivar o trabalho em grupo e instigar sua curiosidade. O desafio teve duas fases classificatórias e a prova final, em que os estudantes capixabas concorreram com outras cinco equipes. Todas as etapas consistiam no envio das tarefas on-line.

A proposta da tarefa final foi desenvolver um experimento similar à máquina de Rube Goldberg. Confira o vídeo do desafio da equipe Jovens Titãs: https://www.youtube.com/watch?v=QAckaEd6gWs. Como prêmio, cada integrante receberá um smartphone e certificado de participação.

Para os estudantes o mais difícil foi adaptar os materiais disponíveis ao projeto e modificá-lo constantemente em busca de novos mecanismos para dar continuidade aos movimentos. “A persistência da equipe foi essencial para o sucesso do experimento pois foi preciso repensar os conceitos a cada tentativa frustrada", contaram.

Assunto(s): engenharia , Unicamp , desafio