Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Vitória participam de competição de voo de planadores

Estudantes do campus Vitória participam de competição de voo de planadores

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 17h18 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2013, 17h26

No total, 62 alunos dos cursos de Engenharia e do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio participam da disputa.

O campus Vitória promove a segunda edição do Projeto Planador, competição realizada entre estudantes dos cursos técnicos e de graduação do campus Vitória. A II Competição de Voo será realizada na sexta-feira (19), das 8h30min às 11 horas, com a apresentação de 22 planadores construídos por equipes formadas por alunos. A disputa ocorrerá no campo de futebol do campus, em Jucutuquara.

A primeira competição foi realizada em agosto de 2012 e contou com a participação de 12 equipes formadas por alunos dos cursos de engenharia do campus Vitória. A competição é dividida em duas partes: competição de projeto, quando as equipes apresentarão seus projetos e demonstrarão seus cálculos para determinar os diversos critérios utilizados para definição da aeronave; e a competição de voo, que determina a distância máxima que cada planador pode alcançar. As equipes vencedoras da competição de voo receberão pontos extras para todas as equipes participantes de sua disciplina.

A competição oferece aos estudantes a oportunidade de se organizarem em equipes para o desenvolvimento de um projeto aeronáutico em todas suas etapas, desde a concepção, detalhamento do projeto, construção e testes, até colocá-lo efetivamente à prova diante de outros projetos congêneres. Com isso, os alunos são estimulados a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras: liderança, espírito de equipe, planejamento e capacidade de vender projetos e ideias.

No total, 62 alunos participarão da competição. As equipes participantes são compostas por alunos dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária e Ambiental, além de uma equipe formada por alunos do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

O projeto, que tem duração de quatro meses, é organizado pelos professores Hudson Cássio Gomes de Oliveira e Reginaldo Rosa Cotto de Paula, com a intenção de contribuir para a formação acadêmica dos futuros profissionais de engenharia.

Assunto(s): Voo , competição , planador