Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Ibatiba comemoram o Dia Mundial da Água

Estudantes do campus Ibatiba comemoram o Dia Mundial da Água

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2013, 16h41 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2013, 16h41

O campus Ibatiba comemorou, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A celebração da data contou com palestras, apresentações de trabalho e show com a banda Molotov, formada por alunos e professores do Ifes.

O professor Moisés Savedra Omena iniciou o evento com a exposição de um trabalho que mostra os projetos do Ifes relacionados a água: Caparaó Berço das Águas e o projeto de Cadastramento e Recuperação das Áreas de Preservação Permanentes de Nascentes, além do APPS – Santa Maria, que faz a identificação das Áreas de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do Córrego Santa Maria de Baixo, em Ibatiba.

A programação contou ainda com a exposição de trabalhos conduzidos pelos alunos do 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, supervisionado pelo professor João Paulo Bestete. Os trabalhos abordavam simulação hidrológica em bacia hidrográfica de acordo com diferentes usos da terra, que refletem na infiltração da água no solo, contribuindo na recarga do lençol freático. Também foi possível avaliar a perda de água e solo, pelo escoamento superficial, bem como os fatores que interferem no processo erosivo e no assoreamento dos rios.

Além disso, o professor Aldemar Polonini trouxe um sistema de reaproveitamento da água residuária proveniente do beneficiamento do café. O encerramento do evento teve a apresentação da banda Molotov.

A comemoração do Dia Mundial da Água foi organizada pela comissão formada pelos professores: Melina Moreira Conte, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, João Paulo Bestete de Oliveira, Aramis Cortes de Araujo Junior e Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira.