Página inicial > Notícias > Campus de Alegre promove reunião sobre a implantação do Centro de Treinamento de Cães-Guia

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2013, 18h20 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2013, 16h46

O projeto faz parte do plano Viver sem Limite, que vai ofertar, pela iniciativa pública, um curso na área de Treinador-Instrutor de Cães-Guia.

O campus de Alegre promoveu, na segunda-feira (25), reunião para tratar da implementação do Centro de Treinamento de Cães-Guia no campus. O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foi contemplado para participar do projeto governamental que faz parte do plano Viver sem Limite, juntamente com mais seis institutos federais, objetivando a oferta, pela iniciativa pública, de um curso na área de Treinador-Instrutor de Cães-Guia.

Participaram da reunião o diretor-geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin; a diretora eleita, Maria Valdete Santos Tannure; a servidora Maria Aparecida Zaché, representante do Ifes no projeto do governo federal para implantação do centros de treinamento de cães-guia; e outros servidores do campus que colaboram com a implantação do projeto.

A servidora Maria Aparecida trouxe para a reunião a cadela Esperança, da raça Golden Retriever, de 4 meses. A cadela participa do treinamento de cães-guia e a servidora é sua instrutora.

Na ocasião, foram tratados assuntos relativos à implementação do curso no Ifes no que diz respeito à estruturação de equipe de colaboradores com a formulação do projeto pedagógico, bem como com a estruturação do curso. Também foi realizada visita às obras já iniciadas do Centro de Treinamento de Cães-Guia, que têm previsão de conclusão no ano de 2014.

O Centro de Treinamento de Cães-Guia do Ifes seguirá o padrão estrutural, respeitadas as devidas adaptações, do Centro de Treinamento do Instituto Federal Catarinense – IFC, que contempla área administrativa, clínica veterinária, alojamento, canil, maternidade, áreas de isolamento e adoção, entre outras. O Centro terá capacidade para treinar de 30 a 40 cães. O Centro de Treinamento do IFC é desenvolvido no campus Camboriú.

A ideia é que as atividades de implementação das obras, de estruturação do curso, bem como de aprendizado para multiplicação ocorram de maneira simultânea, a fim de vencer, gradativamente, as diversas etapas necessárias à concretização de implantação do projeto.

A servidora Maria Aparecida Zaché, que representa o Ifes no projeto, participa do curso ofertado no campus Camboriú. O curso teve início no dia 18 de fevereiro, nas instalações do Centro de Treinamento de Cães-Guia do campus Camboriú. As atividades incluem aulas teóricas e práticas, formulação de documentos, socialização dos cães, interação com famílias socializadoras, trato diário e sistematizado dos animais, entre outros. A carga horária diária mínima é de oito horas, totalizando um carga horária de 2.880 horas do curso de especialização lato sensu de Treinador Instrutor de Cães-Guia.

A servidora permanecerá por aproximadamente dois anos e meio no local. Ao final da capacitação, ela se tornará multiplicadora do projeto no Ifes e o local de implementação será o campus de Alegre.

Viver Sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viver Sem Limite, foi lançado em 2011 pelo governo federal. Uma das dez ações prioritárias do plano é o Projeto Cães-Guia.

Assunto(s): Cães , deficiência , treinamento