Página inicial > Notícias > Servidores e alunos do Ifes fazem propostas para a instituição em seminários regionais

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2013, 12h02 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2013, 18h04

Os Seminários Regionais de Gestão Institucional se encerraram na sexta-feira (22). Durante aproximadamente quinze dias, servidores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes se reuniram para discutir as políticas de gestão da instituição.

Na última semana, os Seminários aconteceram no campus Vitória, no dia 18 de março, reunindo servidores e alunos do campus e servidores da Reitoria; no campus Linhares, na terça-feira (19), com servidores e estudantes dos campi Linhares, Nova Venécia e São Mateus; e no campus Itapina, na sexta-feira (22), com servidores e alunos dos campi Colatina, Itapina e Santa Teresa.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, os eventos foram importantes para que se possa alcançar uma visão do conjunto da instituição sobre a gestão, com a participação de 10 a 20% da comunidade. “A ideia é realmente ouvir as pessoas que estão envolvidas no processo de gestão, em um primeiro momento”.

Ele destacou a diversidade dos temas levantados pelos participantes. “Esses seminários são, como a nossa instituição, muito variados, cada um é de um jeito”. O reitor enfatizou ainda que as propostas que surgiram nos seminários são uma base que será considerada para o planejamento estratégico, que será um processo muito mais amplo.

Lucas Quaresma, aluno do campus Linhares, afirma que o formato do seminário foi contrário ao que imaginava. “Eu fiquei surpreso pelo convite e achei que o seminário foi muito bom. O bate-papo mostra alguns problemas que existem aqui e em outras unidades. O modo como foi realizado, com a integração com outros campi, permite que o campus possa passar a experiência do que já foi resolvido para as outras unidades.”

Para Ricardo Martinelli, chefe de gabinete do campus Santa Teresa, foi uma oportunidade excelente para a comunidade poder discutir. “A dinâmica e a metodologia ultrapassaram minhas expectativas, com oportunidade para todo mundo falar. Eu acredito nessa instituição e nessa gestão. Essa atitude veio endossar minha crença de que estamos no caminho certo.” Já Miguel Trancoso, representante do Sinasefe – seção Santa Teresa e servidor do campus, ressaltou que a metodologia e a convergência das ideias fizeram a diferença. “Deu para perceber a leitura que os participantes estão fazendo do Ifes, é uma leitura homogênea tanto na parte das diferenças quanto na parte das soluções”.

Os professores Marcelo Moreira da Silva, do campus Colatina; e Davis Alvim, do campus Itapina, gostaram da proposta. “A proposta é a melhor forma de identificar os problemas da instituição e de expor o que está acontecendo nas unidades para os diretores. É uma oportunidade de falar sobre o Ifes, sobre o que está acontecendo”, afirma Marcelo. Davis destacou a proposta de escutar estudantes, administrativos e docentes da instituição, mas acredita que deveria haver mais tempo para o debate entre todos os participantes. “Apesar de ter acontecido o debate interno, poderia ter espaço para debate entre todos”.

A estudante Mariana da Silva Bozan, do campus Vitória, achou interessante a diversidade dos participantes. “O que eu mais gostei foi compartilhar várias visões do Ifes, pois como aluna tenho uma visão completamente diferente dos servidores. A mesa diversificada conta para o crescimento do instituto”. A servidora Norma Pignaton Recla Lima, do campus Vitória, ressaltou que o evento é importante para somar contribuições. “Destaca coisas que a gente percebe que estão a desejar e as questões administrativas e burocráticas que enfrentamos no dia a dia”.

Seminários Regionais
Foram realizados seis seminários, de 12 a 22 de março, nos campi Vila Velha, Serra, Alegre, Vitória, Linhares e Itapina. Participaram das reuniões servidores e estudantes selecionados pelo Conselho de Gestão de cada campus – órgão que tem a finalidade de contribuir com opiniões e sugestões para a administração, visando ao aprimoramento contínuo do processo educativo – e, nos campi em que ainda não há um Conselho de Gestão instituído, participaram servidores e estudantes selecionados por comissões locais formadas em cada campus.

Cada campus enviou até 15 participantes para os seminários. No caso da reunião realizada no campus Vitória, 59 servidores do campus foram convidados a participar do evento, em função do número de servidores, além de vinte participantes da Reitoria.

Assunto(s): Seminário , gestão , planejamento