Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realiza aula inaugural para alunos do curso de Engenharia Mecânica

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2013, 14h59 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2013, 17h45

A solenidade marca o início das aulas da primeira turma do curso no campus e contou com palestra do engenheiro mecânico Manoel Pimenta, representante do Sindifer.

O campus Cachoeiro de Itapemirim promoveu, nesta terça-feira (5), a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica. A aula teve início às 9 horas e foi realizada no auditório do campus. Essa é a primeira turma do curso de Engenharia Mecânica do campus.

A solenidade contou com a presença de autoridades e palestra com o engenheiro mecânico Manoel Pimenta, representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo – Sindifer. A programação segue nos dias 6 e 7 de fevereiro com o Projeto Boas-Vindas, além da realização de palestras com engenheiros de empresas como Arcelor Mittal, Samarco, Itapemirim e Cimento Nassau.

Participaram da mesa de honra da aula inaugural o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione; a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Cristiane Tenan, que realizou apresentação institucional representando o reitor do Ifes; o diretor-geral do campus Cachoeiro, Mário Zuany; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Gustavo Henrique Barreto do Amaral; e do diretor da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes no sul do Estado, Áureo Mameri.

Formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos integrados do campus Aracruz

(Formandos do curso Técnico em Mecânica)

Os estudantes das primeiras turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Mecânica e em Química do campus Aracruz se formaram em cerimônia realizada na quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Aracruz. Formaram-se 27 alunos do curso Técnico em Química e 29 do curso Técnico em Mecânica – seis alunos de Mecânica não participaram da formatura, pois estão em treinamento na sede do Estaleiro Jurong, em Singapura.

Estiveram presentes na formatura a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Cristiane Tenan, representando o reitor do Ifes; o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho; além de pais, alunos e servidores do campus.

O diretor-geral do campus Aracruz, Hermes Vazzoler Junior, foi patrono das turmas e falou sobre a responsabilidade do campus em formar profissionais que atendam prontamente às necessidades do mercado global, da importância de ser um "titã", e do carinho que toda a comunidade acadêmica tem pelos formandos. Em seu discurso, o prefeito de Aracruz ressaltou a importância de o município ter um campus de uma instituição de ensino como o Ifes, que tem um papel importante e histórico na formação dos profissionais capixabas, nas diversas áreas de atuação. Falou também da emoção dos familiares, amigos e servidores do campus com essa conquistas dos formandos e desejou que a parceria entre o Ifes e a Prefeitura de Aracruz se consolide cada vez mais.

“Após a conclusão do curso, os olhos de praticamente todos os alunos da turma se voltam ao ingresso em instituições de ensino superior, nas áreas de maior variedade possível: Engenharias, Medicina e Direito são as principais opções, além de cursos de licenciatura, como Química e Física. Fica portanto a certeza que tivemos uma excelente oportunidade e conseguimos aproveitar cada instante que nos foi fornecido no Instituto. Levaremos daqui lições para todo o resto de nossas vidas, tanto acadêmicas como pessoais”, relatou o aluno do curso Técnico em Química, Afonso Mendes.

(Formandos do curso Técnico em Química)