Página inicial > Notícias > Projeto de Iniciação Cientifica Júnior do campus Serra é apresentado em Seminário de Avaliação da Fapes

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 18h41 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 18h41

O projeto “Matrizes Energéticas” propõe a discussão do conceito de geração de energia elétrica, a partir de cinco tipos diferentes de fontes geradoras.

O projeto de Iniciação Cientifica Júnior do campus Serra, selecionado para a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, foi apresentado no final de novembro, durante o Seminário de Avaliação da Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo – Fapes. Com o tema “Matrizes Energéticas”, o projeto propõe a discussão do conceito de geração de energia elétrica, a partir de cinco tipos diferentes de fontes geradoras: a hidroelétrica, a termoelétrica, a eólica, a solar fotovoltaica e a solar heliotérmica. A pesquisa foi elaborada por um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos, sob orientação do professor do campus Serra, Giovani Zanetti Neto.

A pesquisa foi contemplada no edital de Iniciação Cientifica Júnior, da Fapes, em 2011, e foi elaborado por meio de parceria entre o Grupo de Energias Renováveis em Automação – Gera, do campus, e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do Ifes.

"A implementação do trabalho se deu por meio da confecção de uma maquete artística para demonstrar as diferentes formas de geração de energia, e de uma maquete mais técnica, que simula um sistema de energia solar fotovoltaica e que possui painel solar, baterias e dispositivos eletrônicos de controle”, relata Giovani. A intenção da maquete artística foi trabalhar os conceitos do projeto de forma didática e lúdica, permitindo que estudantes de qualquer idade interagissem com a temática do projeto. “A maquete técnica teve o objetivo de demonstrar uma aplicação pratica, com caráter mais técnico, de um sistema de energia renovável", conclui.

O seminário teve o objetivo de apresentar os projetos de iniciação científica contemplados pela Fapes em 2011 aos participantes de todos os projetos.