Página inicial > Notícias > Campi do Ifes comemoram Dia da Consciência Negra e Dia de Ação de Graças

Campi do Ifes comemoram Dia da Consciência Negra e Dia de Ação de Graças

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2012, 17h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2012, 17h38

A programação conta com apresentações de dança, roda de capoeira e concerto da Orquestra Pop & Jazz, entre outras atrações.

A partir de sábado (17), vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes irão realizar atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra e ao Dia de Ação de Graças.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi um personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu defendendo seu povo e sua comunidade. A data também é um momento para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral.

No sábado (17), a partir das 9h30min, o campus Venda Nova do Imigrante irá apresentar o projeto “Africanidade”, que contará com a presença da banda de congo Tambores da Barra, de Vila Velha, além de um grupo de roda de capoeira. Os alunos do campus farão a apresentação “As máscaras de origem afro”, produzidas e desenvolvidas em sala de aula nas disciplinas de Artes, História e Literatura. Eles também farão a recepção dos convidados com cenas do livro “Capitães de Areia”, do escritor Jorge Amado.

Na terça-feira (20), a partir das 14h30min, o campus Itapina irá comemorar o Dia da Consciência Negra com uma programação que contará com apresentação de dança angolana, teatro mudo com alunos do campus, apresentação de grupo de capoeira e palestra sobre História Afro-Brasileira. O evento visa a valorizar a cultura negra e os afro-brasileiros na escola e na sociedade; a redescobrir a cultura negra e a desmistificar o preconceito relativo aos costumes da cultura africana.

De terça (20) a sexta-feira (23), o campus Ibatiba realizará a “Semana da Consciência Negra”, em que serão apresentados os temas “História e memória da população negra capixaba” e “Rompendo com o racismo, rompendo com o silêncio”. Os trabalhos irão apresentar a história e a cultura afro-brasileira, discutir os problemas relacionados ao racismo, promover a produção literária e a expressão artística por meio de apresentações teatrais e musicais voltadas para o tema em questão e despertar nos alunos o senso crítico sobre os problemas socioculturais dos afro-brasileiros.

No campus Vitória, a Orquestra Pop & Jazz realizará concerto em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A apresentação será na quinta-feira (22), a partir das 20 horas, no Teatro do campus. O evento é aberto à comunidade e tem entrada gratuita. A apresentação contará com ritmos afro-brasileiros e composições de autores negros da Música Popular Brasileira.

Na sexta-feira (23), o campus Vila Velha encerra o projeto “Rompendo com o racismo, rompendo com o silêncio” com a apresentação da peça “Desencontros” com os alunos do campus. A peça será apresentada durante a comemoração do aniversário de dois anos do campus. O projeto tem a temática étnico-racial e já desenvolveu vários eventos de conscientização da cultura afro-brasileira desde julho deste ano.

E o campus São Mateus irá realizar o I Festival de Artes e Cultura, nos dias 7 e 8 de dezembro. O evento tem como objetivo realizar vivências e reflexões sobre questões étnico-raciais, sobre direitos humanos, educação para a vida, ação de graças, visando a formação integral dos alunos na consolidação dos seus projetos e no desenvolvimento de atitudes cidadãs.

A programação contará com peças teatrais, seminários, roda de conversa, além de curta-metragem sobre personagens históricos da luta dos negros em São Mateus, baseado nas obras do escritor Maciel de Aguiar.

Dia de Ação de Graças
O primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos foi celebrado em 1621, com festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Atualmente, nesse dia são realizadas as reuniões familiares que se dedicam a pensamentos religiosos.

No Brasil, esse dia foi implantado pelo presidente Gaspar Dutra, por meio da Lei nº 781, em 1949. Apesar de não ser feriado, o Dia de Ação de Graças é comemorado por famílias de origem americana e por algumas igrejas cristãs, como a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana e por escolas de língua inglesa.

O campus Colatina irá celebrar a data na quinta-feira (22), nos três turnos. Os alunos do campus estão recolhendo doações que serão entregues a creches carentes do município. As doações serão entregues no evento Natal Solidário, previsto para dezembro.