Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Cariacica contam a experiência de estudar em universidades espanholas

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2012, 13h37 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2012, 14h05

Guilherme Marques Fiorot já completou seu primeiro mês de estudos na Escuela Politecnica Superior de Linares, na província de Jaén.

Os alunos Guilherme Marques Fiorot e Thiago de Almeida Rodrigues, do curso de Engenharia de Produção do campus Cariacica, estão estudando em universidades na Espanha. Guilherme foi selecionado para a Escuela Politecnica Superior de Linares, na província de Jaén. Thiago está estudando Ingeniería Mariña na Universidad Coruña.

Guilherme já completou seu primeiro mês de estudos na faculdade e disse que os métodos de ensino são bem parecidos com os aplicados pelos brasileiros. Ele destacou que lá há um número maior de aulas práticas. Quanto à adaptação, contou que foi fácil. “Talvez por ser uma cidade um pouco menor, todas as pessoas locais conversam com naturalidade, são hospitaleiras e se mostram, muitas vezes, curiosas em conversar, uma vez que estudantes de lugares fora da Europa não são muito comuns aqui nesta região”, disse.

Ele também deixa uma dica para os interessados em participar do Programa. “Vale a pena pensar sobre estudar em uma cidade um pouco menor do que os grandes centros, pois se pode falar e aprender o idioma com mais naturalidade, as pessoas são mais acolhedoras e os professores possuem mais tranquilidade para explicar os conteúdos, facilitando o entendimento”, aconselhou.

Thiago contou que escolheu o edital para Espanha e Portugal, que não necessitavam de certificação de fluência no idioma. Quanto à seleção da instituição escolhida, ele explicou que tinha três opções; as duas primeiras foram direcionadas ao curso de Engenharia de Produção; e a terceira opção foi devido às deficiências do mercado brasileiro, visando à instalação de um grande estaleiro em Aracruz.

Ele contou que aproveitou a primeira semana para viajar pela capital e outras cidades vizinhas, onde conheceu muito sobre a cultura espanhola. Thiago mora com dois espanhóis e uma polonesa. “Eu recomendo morar com estudantes que já dominem a língua do país, o que facilitará o seu desenvolvimento”, afirma.

Mas, Thiago também passou por algumas dificuldades antes de viajar, principalmente referentes à quantidade de documentação necessária e à falta de informação por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Ele contou que sanou a maioria das dúvidas em grupos do Facebook de participantes do programa, que compartilhavam informações.

Confira, na próxima semana, mais uma notícia sobre a experiência que o programa Ciências sem Fronteiras tem proporcionado aos alunos do Ifes.