Página inicial > Notícias > Projeto do campus São Mateus é premiado na 1ª Feira de Ciências e Engenharia

Projeto do campus São Mateus é premiado na 1ª Feira de Ciências e Engenharia

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 13h10 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2012, 08h55

O trabalho premiado tem como público-alvo os pequenos agricultores na área do café.

O projeto “Desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado de baixo custo para a cultura do café em pequenas propriedades”, desenvolvido por alunos do campus São Mateus, foi premiado, em terceiro lugar, na 1° Feira de Ciências e Engenharia que aconteceu durante a 9° Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada na praça do Papa, em Vitória. A premiação foi realizada na sexta-feira (19) e cada integrante do grupo recebeu uma câmera digital, além de medalhas.

Uma equipe do campus Santa Teresa e cinco equipes do campus São Mateus participaram da 1ª Feira de Ciências e Engenharia, entre as 50 equipes selecionadas. As equipes foram selecionadas por meio de um edital que foi aberto especificamente para a feira, onde foram inscritos os pré-projetos analisados por uma comissão avaliadora.

O projeto premiado tem como público-alvo os pequenos agricultores na área do café. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gustavo Gregório Fernandes Santos, Thomé Moreira Borges Neto e Vinícius Oliveira Santana, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete e coorientação do professor Cristiano Luiz Silva Tavares. Além deste, outros cinco projetos do Ifes participaram da feira.

O “Jardim Eletrônico”, do campus Santa Teresa, tem o objetivo de refletir e discutir sobre a destinação do lixo eletrônico. O jardim é um espaço onde as particularidades do paisagismo e as aplicações de reutilização, neouso e reciclagem do lixo eletrônico misturam-se a flores e plantas. Foi desenvolvido pelos alunos Gabryele Silva Ramos, Jonathan Fontana Chaves, Robyson Roger da Silva Beníquio e Joaquim Modesto do Nascimento Junior, com orientação do bibliotecário Miguel Trancoso e dos professores Moisés Queiroz Monteiro e Ananias de Oliveira Lima.

Outro trabalho exposto foi “Proposta de implantação do sistema UASB no balneário de Guriri”, do campus São Mateus. Segundo a aluna Letícia Mothé, do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, “as questões de saneamento básico estão difíceis de serem resolvidas em todo Brasil, e Guriri é um balneário turístico, fica feio não ter tratamento de esgoto”. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos José Antonio Chaves e Letícia Mothé do Nascimento Rodrigues, com orientação de Ney Francisco de Freitas Camelo.

O projeto intitulado “Utilização de recursos mais acessíveis para a fabricação de um tubo de raios catódicos”, também do campus São Mateus, foi desenvolvido pelas alunas Bárbara Morais dos Santos, Flávia Fraga Stelzer e Vanessa Ferreira Pinto, com orientação do professor Thiago Rafalski Maduro. O projeto usou uma bobina na televisão para demonstrar o aprofundamento dos raios catódicos, que constituem uma descarga ordenada e acelerada de elétrons.

O campus São Mateus apresentou ainda o trabalho “Fluorímetro digital de Arquitetura simples para análise da supressão de Luminescência do Quinino”, em que os alunos desenvolveram um fluorímetro de alta precisão e baixo custo para ser inserido nas faculdades e facilitar o estudo de química na teoria e na prática. Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos Ana Paula Dias de Souza, Athila Zuma Queiroz Vaz e Gabriela Vago Santana, com a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro e coorientação do professor Tiago Zanotelli. Também foi exposto no evento o projeto “Jogo dos Tecidos: um modelo didático para o ensino de Biologia”, desenvolvido pela aluna Fernanda Meôky Barbosa Cosme, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete.