Página inicial > Notícias > Palestras sobre nutrição e segurança alimentar fecham Seminário Ítalo-Brasileiro

Publicado: Sábado, 20 de Outubro de 2012, 23h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2012, 14h46

Um dos temas abordados no evento foi a segurança alimentar em grandes eventos, contando a experiência italiana nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes promoveu , dentro da programação da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, o III Seminário Ítalo-Brasileiro de Segurança Alimentar. O evento aconteceu na quinta (18) e sexta-feira (19), na Praça do Papa, em Vitória.
O seminário é uma parceria entre o Ifes, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho; e o instituto italiano G. Caporale. O objetivo é gerar transferência de tecnologia e relações de negócios, além da formação de parcerias e cooperações entre os envolvidos nos setores do governo capixaba, secretarias, sindicatos, comunidade científica, empresas brasileiras e o Instituto G. Caporale, da Itália.

A programação contou com palestras sobre segurança alimentar, nutrição e agronegócio. Um dos destaques da programação foram as palestras ministradas pelo Diretor de Relações Internacionais do Instituto G. Caporale, Alberto Mancuso, realizadas na tarde desta sexta-feira (19). Em suas falas, ele abordou a segurança alimentar em grandes eventos, contando a experiência italiana nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006; a cooperação internacional promovida pela instituição; e os desafios da segurança alimentar no contexto da globalização e abordagens inovadoras.

Vice-governador do Estado participou da abertura
A abertura do evento foi realizada na quinta-feira (18), com a presença do vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela; do diretor de Pesquisa do Ifes, Roquemar Baldam, representando o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; e do Diretor de Relações Internacionais do Instituto italiano G. Caporale, Alberto Mancuso.

Para Baldam “o direito do cidadão a uma alimentação mais saudável, o aumento da exigência da população por alimentos mais seguros e a necessidade de ampliar o valor agregado desses produtos fazem parte de um intenso trabalho de qualidade que o Espírito Santo vem realizando”.

Também compareceram o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados – Acaps, Hélio Schneider; o diretor-geral do campus Itapina, Tadeu Rosa; o professor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Alcemir Almeida de Barros, representando o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo – Consea-ES, Pedro Kitoko; e o subsecretário Estadual de Desenvolvimento Agropecuário, Aladim Fernando Cerqueira.