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Equipes do campus São Mateus concorrem a prêmios na 1ª Feira de Ciências e Engenharia

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 19h35 | Última atualização em Sábado, 20 de Outubro de 2012, 22h36

Cinco equipes do campus São Mateus foram selecionadas por meio de um edital que foi aberto especificamente para a feira. 

Cinco equipes do campus São Mateus concorrem a prêmios na 1ª Feira de Ciências e Engenharia que acontece durante a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na Praça do Papa, em Vitória. A premiação será realizada nesta sexta-feira (19).

As equipes foram selecionadas por meio de um edital que foi aberto especificamente para a feira, onde foram inscritos os pré-projetos analisados por uma comissão avaliadora. Dos 189 projetos inscritos, 50 foram selecionados e cinco são de alunos do campus São Mateus.

Um dos trabalhos em exposição é “Proposta de implantação do sistema UASB no balneário de Guriri”. Segundo a aluna Letícia Mothé, do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, “as questões de saneamento básico estão difíceis de serem resolvidas em todo Brasil, e Guriri é um balneário turístico, fica feio não ter tratamento de esgoto”. O trabalho é desenvolvido pelos alunos José Antonio Chaves e Letícia Mothé do Nascimento Rodrigues, com orientação de Ney Francisco de Freitas Camelo.

O projeto intitulado “Utilização de recursos mais acessíveis para a fabricação de um tubo de raios catódicos” foi desenvolvido pelas alunas Bárbara Morais dos Santos, Flávia Fraga Stelzer e Vanessa Ferreira Pinto, com orientação do professor Thiago Rafalski Maduro. O projeto usou uma bobina na televisão para demonstrar o aprofundamento dos raios catódicos, que constituem uma descarga ordenada e acelerada de elétrons.

O projeto de “Desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado de baixo custo para a cultura do café em pequenas propriedades” tem como público-alvo os pequenos agricultores na área do café. Segundo o aluno Thomé Moreira Borges Neto, “participar do evento está sendo uma ótima troca de experiência com outras pessoas”. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gustavo Gregório Fernandes Santos, Thomé Moreira Borges Neto e Vinícius Oliveira Santana, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete e coorientação do professor Cristiano Luiz Silva Tavares.

No trabalho“Fluorímetro digital de Arquitetura simples para análise da supressão de Luminescência do Quinino”, os alunos desenvolveram um fluorímetro de alta precisão e baixo custo para ser inserido nas faculdades e facilitar o estudo de química na teoria e na prática. A aluna Gabriela Vago ressalta que “estar na feira é uma forma de aprendizado, amplia a visão do mundo e amadurece o conhecimento”. Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos Ana Paula Dias de Souza, Athila Zuma Queiroz Vaz e Gabriela Vago Santana, com a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro e coorientação do professor Tiago Zanotelli. Também está em exposição na feira o projeto “Jogo dos Tecidos: um modelo didático para o ensino de Biologia”, desenvolvido pela aluna Fernanda Meôky Barbosa Cosme, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete.

Campi do Ifes apresentam projetos convidados pela Fapes
Quatro equipes do Ifes foram convidadas para apresentar seus projetos no estande do Programa de Iniciação Científica Júnior – PIC Jr, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes.

O campus São Mateus apresentou o projeto intitulado “Jogos Didáticos no Ensino de Química” que tem como objetivo facilitar a aprendizagem no ensino de Química, tido muitas vezes como algo chato e difícil. Segundo a professora orientadora, Nauvia Maria Cancelieri, “ a ideia é tornar o estudo da Química algo prazeroso”. O projeto conta com a monitoria de dois alunos do curso superior em Engenharia Mecânica, Lorena Lúcia Bastos Bandeira e Anderson Bastos Bandeira. Os alunos envolvidos no projeto são do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio: Cinthia Catharina Azevedo Oliveira, Larissa do Nascimento Sancheta, Luísa Pinto Amorim, Marcelle Canal Vargas, Márcia Poadônio da Silva, Mariana Eliote Prates, Paula Oliveira Teixeira e Sidarta Alves Prudente Vilar.

O campus Vila Velha apresentou o projeto “Reconhecendo o Rio Jucu: história, ciência e questões socioambientais”, que é desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Emílio Oscar Hülle em parceria com o Ifes. O projeto tem como atividades o desenvolvimento da análise físico-química da água do Rio Jucu, levanta a história do Rio, a reciclagem de óleo de cozinha, reutilização de garrafa PET, oficina de sabão e o estudo do PH da água. A coordenadora do trabalho é a professora Manuella Villar Amado, que tem como colaboradora a professora Luciléia Gilles da Secretária Estadual de Educação – Sedu. Os alunos bolsistas participantes são Beatriz Meilli, Douglas Felipe, Caroline Cordeiro, Michele Santos, Sueli Kuster, Michelly Silva da Fonseca, Rayane Jacintho, Eduardo Alexandre Kuster, Ingrid Shueng Sanches e Maristela Lemke, e a aluna Rafaela Barreto Cazaroto é monitora.

O campus Serra apresenta o projeto “Matrizes Energéticas”, que tem como objetivo discutir as diferentes formas de geração de energia elétrica. O responsável pela coordenação do trabalho é o professor Giovani Zanetti, a monitoria é feita pelo aluno Vinicius Belmuds e os alunos envolvidos são Aline Borchardt, João Victor Batista, Julianne Castello Hora, Matheus Aguiar Nascimento.

O projeto do campus Itapina trabalha com a transformação do bagaço da jabuticaba em farinha. Na região, muitos produzem geleia de jabuticaba, mas o bagaço é jogado fora. A iniciativa surgiu daí, uma vez que o bagaço da fruta tem mais nutrientes que a polpa, pois possui antocianina, um antioxidante que contém nutrientes poderosos, que podem ajudar a prevenir e até mesmo lutar contra o cancro. A coordenadora do projeto é a professora Selma Garcia Holtz. Os alunos envolvidos são Allana Gomes Alexandre, Bruno Meini Madosak, Bruno Xavier Rodrigues do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária e João Olímpio Caliman do curso Técnico em Agricultura.
 

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Assunto(s): ciência , engenharia , projeto
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