Página inicial > Notícias > Campi do Ifes celebram o Dia Nacional do Livro com participações de escritores capixabas

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 12h45 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2012, 12h06

Os campi Piúma e Vitória vão realizar oficinas, mesa-redonda e encontro com escritores capixabas.

Os campi Piúma, Venda Nova do Imigrante e Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes promovem atividades de incentivo à leitura e em homenagem ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro. Para comemorar a data, o campus Piúma realizará evento com a presença da autora capixaba Neusa Possatti, às 10 horas e, também, às 16 horas, para os alunos do campus.

Além da participação da autora, a programação do dia contará com a oficina “Literatura e Educação” para professores. E de segunda (22) a sexta-feira (26), será realizada a oficina “Literatura em Família” para os pais dos alunos, a partir das 19 horas. O campus realizará ainda a campanha “Doar é nota 10!”, no período de 29 de outubro a 23 de novembro, para a doação de livros à biblioteca do campus. Os alunos que participarem da doação vão concorrer a uma cesta de chocolates.

Já a biblioteca do campus Venda Nova do Imigrante apresenta o projeto “Gostar de Ler, Ler para Gostar”, que busca incentivar a leitura prazerosa, proporcionando, assim, a descoberta de novos horizontes para os alunos.

Atualmente, o uso de equipamentos eletrônicos desperta muito mais o interesse dos jovens do que um livro. O projeto de incentivo à leitura não busca mensurar o uso da tecnologia, mas mostrar aos alunos que tanto as novas tecnologias quanto o livro possuem sua importância. Nesse caminho, o projeto propõe o I Concurso de Frases do campus Venda Nova do Imigrante, ligado à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada de 23 a 29 de outubro.

O objetivo do concurso é incentivar o uso da biblioteca e o hábito de leitura e da escrita no corpo discente. Os alunos interessados em participar deverão criar frases inéditas abordando a importância da leitura e seus benefícios. As frases deverão ser entregues na biblioteca do campus até o dia 22 de outubro.

Todas as frases serão expostas no mural da instituição. Os autores das seis melhores frases serão selecionados para participar de dois diferentes programas da rádio FMZ: o Conexão e o FMZ Sertanejo, com Chico Zandonadi.

O resultado das frases mais criativas será anunciado no dia 24 de outubro, às 17 horas, na biblioteca. Para mais informações, confira o regulamento ou procure a biblioteca do campus.

O campus Vitória irá realizar, de segunda (22) a sexta-feira (26), a Semana do Livro e da Biblioteca e a Semana de Letras, a partir das 14 horas. A programação contará com a presença dos escritores Francisco Aurélio Ribeiro, Marcos Tavares e Paulo Sodré; mesa-redonda, palestra sobre a atualização da língua portuguesa com o novo acordo ortográfico e o treinamento do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior – Capes.

Confira a programação do campus Vitória:

22/10 – segunda-feira

Turma 2: 16h às 18h
Local: Sala C4
Inscrições: Coordenação do curso de Letras

Mesa-redonda: A leitura do mundo por meio da literatura
Local: Salão sobre a Caixa Econômica
Debatedores: Lucas dos Passos e Silva – Ufes