Página inicial > Notícias > Servidores e estudantes comemoram 103º aniversário do Ifes com plantio de mudas

Servidores e estudantes comemoram 103º aniversário do Ifes com plantio de mudas

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2012, 14h48 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2012, 15h37

Além do plantio de mudas, será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25).

Plantio no campus Colatina.

Neste domingo, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes celebrou 103 anos de existência. A data foi comemorada nos 17 campi da instituição, com o plantio de 103 mudas de espécies variadas em todo o Ifes, entre os dias 12 e 22 de setembro, com a participação de estudantes e servidores.

A comemoração do aniversário do Ifes continua com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Ales, na terça-feira (25), às 19 horas. Na ocasião, serão homenageados 30 pessoas importantes na história da instituição. E na quinta-feira (27), a Orquestra Pop & Jazz comemora o 103º aniversário do Instituto com uma apresentação, a partir das 20 horas, no teatro do campus Vitória, em Jucutuquara. O repertório contará com músicas de Tim Maia e Marcos Valle, aniversariantes desse mês. A entrada é franca.

No campus Itapina, as mudas foram plantadas durante o XIX Encontro de Egressos e o IV Encontro de Aposentados e Pensionistas, realizado no sábado (22). Durante o evento, foi realizada ainda uma abertura solene, com relatos de experiências profissionais dos egressos; e a reconfirmação de grau dos técnicos agrícolas.

No campus Colatina, os alunos da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram o plantio na sexta-feira (21). Participaram da ocasião o diretor-geral do campus, Luiz Braz Galon; o coordenador do curso, Leandro Camatta de Assis; e o coordenador de Manutenção e Obras, José Mauro Lorençutti.

Servidores e alunos do campus Serra participaram, na sexta-feira (21), do plantio de dez árvores em comemoração aos 103 anos da Ifes, juntamente com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e o diretor-adjunto do campus, Sebastião Alves Carneiro. Os servidores do Centro de Ensino a Distância – Cead também participaram do plantio.

Durante o evento, o reitor do Ifes falou sobre o significado do plantio das árvores na comemoração. “A ação é muito significativa porque as plantas dependem de quem está ao redor delas, como a escola”. Denio frisou que esta ação deve ser repetida em todos os aniversários da Instituição até completar 200 anos de atuação.

No campus Vitória, o plantio das mudas em comemoração ao aniversário do Ifes foi realizada na manhã de sexta-feira (21). Alunos e servidores participaram do momento, que contou com a execução do hino da escola e do hino nacional. O diretor-geral do campus, Ricardo Paiva; e o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, falaram aos presentes sobre a data. O plantio das mudas no campus Vitória contou com a participação do velocista Daniel Mendes, que conquistou medalha de prata na prova dos 200 metros, categoria T11, nas Paralimpíadas de Londres.

Daniel treina na pista de corrida do campus Vitória, dentro do projeto Paradesporto, voltado para pessoas com deficiência física, visual e mental. O projeto é uma parceria do Ifes com a Prefeitura de Vitória. Ele ajudou a plantar as mudas, juntamente com o reitor do Ifes, o diretor-geral do campus e dois estudantes do campus.

Em Venda Nova do Imigrante, o campus realizou momentos cívicos nos três turnos de aula, na terça-feira (18). O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, participou de um desses momentos. O diretor-geral do campus, Aloísio Carnielli, palestrou aos alunos, contando a história da instituição desde sua criação até hoje e falou também de sua experiência nos 35 anos em que está no Instituto. O plantio das mudas foi realizada após momentos cívicos, com a execução dos hinos Nacional, Estadual, Municipal e da Marcha Eteviana, com a participação de servidores e alunos.

O campus Santa Teresa comemorou o 103º aniversário do Ifes e seu 72º aniversário no dia 12 de setembro. Na ocasião, o campus plantou mudas de árvores em homenagem às datas.

Plantio no campus Serra.

Plantio no campus Venda Nova do Imigrante.

Assunto(s): Orquestra , solenidade , plantio