Página inicial > Notícias > Ifes adere à Comunidade Acadêmica Federada

Ifes adere à Comunidade Acadêmica Federada

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2012, 07h00 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2012, 08h34

A Diretoria de Tecnologia da Informação integrou os dados de servidores e alunos na base de dados utilizada pela federação para autenticar os usuários.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes finalizou a adesão à Comunidade Acadêmica Federada – CAFe. A CAFe é uma federação que envolve instituições de ensino e pesquisa e permite que alunos e servidores vinculados a essas instituições tenham acesso a serviços restritos.

Um dos serviços oferecidos pela CAFe é o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza um grande acervo de publicações científicas internacionais. O Portal Capes e todos os serviços oferecidos pela CAFe já estão disponíveis para acesso por computadores externos à rede do Ifes, utilizando o mesmo login e a senha de rede usados para serviços da instituição.

A Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI integrou os dados de servidores e alunos na base de dados utilizada pela federação para autenticar os usuários.

Para acessar um serviço em que a autenticação CAFe estiver disponível, deve-se escolher Federação CAFe como forma de autenticação.

Para ver a lista completa de serviços disponíveis pela CAFe acesse: http://www.rnp.br/servicos/cafe_servicosdisponiveis.html, embora nem todos os serviços estejam disponíveis ao Ifes.

Assunto(s): Ensino , pesquisa , portal