Página inicial > Notícias > Aspe realiza primeira reunião do Ceenergia

Aspe realiza primeira reunião do Ceenergia

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2012, 14h21 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2012, 14h21

O Ifes é uma das instituições que compõem o Comitê Estratégico Estadual de Energia – Ceenergia.

A Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo – Aspe, autarquia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento – Sedes, realizou na segunda-feira (10), a primeira reunião do Comitê Estratégico Estadual de Energia – Ceenergia. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes e teve como objetivo alinhar as ações para a elaboração do Plano Estadual de Eficiência Energética.

O comitê, que será presidido pela Aspe, foi criado este ano e é composto por representantes da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, do Instituto Federal do Espirito Santo – Ifes, da Findes, do Movimento Espírito Santo em Ação, do setor de petróleo e gás no Estado, das concessionárias distribuidoras de energia elétrica, de Furnas Centrais Elétricas, da concessionária distribuidora de gás, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo – Crea-ES, do Sindicato dos Trabalhadores em Energia do Espírito Santo – Sinergia, da Associação dos municípios do Estado do Espírito Santo – Amunes, e das secretarias de Estado de Desenvolvimento; Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho; Agricultura; Meio Ambiente; Planejamento; e Procuradoria Geral do Estado.

Durante a reunião, o diretor-geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, ressaltou a importância de um olhar diferente para área de energia, pela importância e potencialidade e a necessidade do setor pensar em ser sustentável. “O nosso governador Renato Casagrande apóia o comitê e considera a energia um dos assuntos mais importantes da atualidade por ser o indutor do desenvolvimento. A Aspe é uma das poucas agências do país a criar este comitê e queremos ser referência em eficiência energética e sustentabilidade”. Os diretores administrativo financeiro, Alexandre Mendes; e técnico, Ayrton Porto Filho, fizeram considerações das ações de suas áreas de atuação na Agência para um maior entendimento dos membros do Ceenergia sobre as atividades em andamento.

No encontro, os participantes contaram com uma palestra do diretor de Estratégia Regulatória da EDP Escelsa, Donato Filho, que explanou sobre o cálculo da tarifa de energia elétrica e, na sequência, Carlos Jardim Sena, gerente operacional da Termelétrica Viana S.A. – Tevisa e conselheiro consultivo da Aspe, que falou sobre ISO 50001, que trata da gestão da eficiência energética. Nesta primeira reunião foram criados dois grupos de trabalho: um sobre o planejamento energético estadual e outro sobre tarifa de energia elétrica para, em um prazo de 120 dias, apresentarem propostas de ações para essas áreas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento – Sedes

Assunto(s): Energia , sustentabilidade