Página inicial > Notícias > Ifes oferece projetos de prática de esportes para a comunidade

Ifes oferece projetos de prática de esportes para a comunidade

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2012, 16h38 | Última atualização em Sábado, 08 de Setembro de 2012, 19h07

O campus Vitória oferece quatro diferentes projetos de esporte para a comunidade. O projeto Paradesporto é um deles, voltado a pessoas com deficiência física, visual e mental.

Uma das atividades de extensão, oferecidas pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, é o estímulo à prática de esportes para alunos e para comunidade, por meio de projetos de esportes direcionados à comunidade externa oferecidos pelo campus Vitória, em parceria com a Prefeitura de Vitória.

Um exemplo disso é o projeto Paradesporto, voltado para pessoas com deficiência física, visual e mental. Entre os atletas envolvidos está o velocista capixaba Daniel Mendes, que conquistou medalha de prata na prova dos 200 metros, categoria T11, nas Paralimpíadas de Londres. Os treinos do projeto são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas; e às terças e quintas, das 18h30min às 20h30min. São treinados 48 paratletas no campus.

Também são ofertados outros três projetos. O projeto Vitória Basquete oferece treinos de basquete para jovens de 14 a 17 anos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas e das 14 às 17 horas. Já o projeto Segundo Tempo oferece as modalidades de atletismo, futebol, futsal, basquete e futebol de campo para jovens de 7 a 17 anos, no mesmo horário. Além disso, há a Escolinha de Esporte para jovens de 7 a 17 anos, com as modalidades de futebol, futsal, atletismo, handebol, basquete e vôlei, que acontece de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Os interessados podem agendar o treino indo à portaria do estádio do campus Vitória, na rua Alberto Torres, em Jucutuquara. Os alunos do campus devem procurar o professor de Educação Física e agendar o horário do treino.

Grupo de Pesquisa
Além dos projetos realizados na campus Vitória, o professor de Educação Física do campus, Luis Antonio da Silva, coordena o grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva, Saúde, Esporte e Lazer que desenvolveu o projeto “Produção de Recursos Didáticos e Tecnológicos para Treinamento de Alto Rendimento Esportivo na Modalidade de Salto em Distância para Pessoas em Condições de Deficiência Visual no Atletismo”.

O projeto consiste em um dispositivo capaz de guiar à distância o deficiente visual. O guia remoto está concorrendo ao Prêmio Jovem Cientista 2012, que apresenta o tema Tecnologia nos Esportes.

O grupo de pesquisa é formado por uma equipe multidisciplinar e conta com professores de Educação Física e Engenharia Elétrica do campus, alunos do curso de Engenharia Elétrica e professores de Educação Física da Prefeitura de Vitória.

Assunto(s): esporte , deficiência , tecnologia