Página inicial > Notícias > Professor do IFPB apresenta ações da Arinter em reunião no Ifes

Professor do IFPB apresenta ações da Arinter em reunião no Ifes

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2012, 09h08 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2012, 09h08

O professor apresentou as ações desenvolvidas pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Utad.

A convite da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, o professor Alexandre Fonseca D’Andrea, do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, participou da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Ifes, realizada na segunda-feira (3), a fim de compartilhar as ações desenvolvidas pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais – Arinter do IFPB na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Utad, decorrentes da missão internacional realizada, em agosto, em Vila Real, Portugal.

O professor Alexandre atuou como contato da Arinter no campus João Pessoa e apresentou o Programa IFPB-Douro Vinhateiro em ações planejadas em três projetos principais: intercâmbio de alunos entre o IFPB e a Utad; mobilidade de docentes e técnicos entre as instituições; e transferência de tecnologia IFPB-Utad em projetos de pesquisa e extensão. No encontro, a temática da pesquisa aplicada foi destacada, no sentido de tornar evidente a necessidade de se buscar atendimento às demandas da comunidade na área de influência dos Institutos Federais.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, manifestou-se positivamente com relação às ações conjuntas, indicando possibilidades de trabalhos interinstitucionais, e diversos diretores-gerais interessaram-se pelas ações apresentadas, especialmente das que tratam do desenvolvimento de soluções tecnológicas nas áreas de Agricultura, Zootecnia e Meio Ambiente, contando com a participação de professores e estudantes de áreas variadas do conhecimento, como as engenharias e a tecnologia da automação.

Essa linha de trabalho está sendo desenvolvida no âmbito do IFPB por meio de um projeto envolvendo o ramo estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE e professores dos campi João Pessoa e Sousa, além de diversas outras ações correlatas buscando aproximar as diversas áreas do conhecimento, como no caso das energias renováveis aplicadas (como a energia solar fotovoltaica), em projetos sustentáveis de engenharia.

O professor do IFPB aproveitou a oportunidade para dar continuidade às relações institucionais com o diretor-geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin, para a condução de projetos para aprimoramento e a modernização dos laboratórios na área de Meio Ambiente e Agricultura, incluindo os laboratórios de Solos, Água e Análises Atmosféricas. Para o professor, houve avanços promissores, tanto na Reitoria do Ifes, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, quanto no âmbito dos campi do Instituto.

Com informações do IFPB.