Página inicial > Notícias > Equipe do Cead tem artigos aprovados em congressos nacionais e internacionais

Equipe do Cead tem artigos aprovados em congressos nacionais e internacionais

Publicado: Sábado, 01 de Setembro de 2012, 07h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2012, 13h16

A equipe multidisciplinar do Centro de Educação a Distância do Ifes – Cead, além de trabalhar em toda a infraestrutura da educação a distância, também está voltada para a produção acadêmica, objetivando ampliar o debate e promover novas melhorias para a educação, especialmente na modalidade a distância.

Técnicos-administrativos e docentes, entre eles mestrandos e doutorandos, tiveram seus artigos aprovados em seis importantes congressos realizados no Brasil e no exterior. Depois da apresentação nos eventos, os artigos serão disponibilizados na íntegra no site do Cead.

Dois artigos foram aprovados para a 2ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas – Cidad, que será realizada de 24 a 26 de outubro, em Portugal, e outros dois serão apresentados na 7ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem – Laclo, que acontece de 8 a 12 de outubro, no Equador.

Além disso, a equipe aprovou artigos para o 18° Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância – Ciaed, que acontece de 23 a 26 de setembro, em São Luís, Maranhão; e para o X Congresso Internacional de Tecnologia de Educação, que será realizado de 4 a 6 de setembro, em Recife, Pernambuco.

Também foram aprovados artigos no IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – Esud 2012, realizado em Recife, Pernambuco; e no II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, em Vitória, Espírito Santo. Esses eventos aconteceram no mês de agosto.

Confira os artigos e seus respectivos autores:

Artigo: O uso do briefing no processo de criação de objetos de aprendizagem na EAD.
Autores: Aline Freitas da Silva, Juliana Cristina da Silva.

Artigo: O design como estratégia na elaboração do material didático impresso para EAD tendo como estudo de cado o Cead/Ifes.
Autores: Juliana Cristina da Silva, Aline Freitas da Silva.

Artigo: Reflexões sobre planejamento de componentes curriculares na modalidade a distância: ótica do designer instrucional.
Autores: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Marize Lyra Silva Passos, Andromeda Goretti Correa de Menezes.

Artigo: Apoio tecnológico para o processo de produção de materiais instrucionais do Cead/Ifes.
Autores: Saymon Castro de Souza, Juliana Cristina da Silva.

Artigo: Processo de descentralização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes: desafios e avanços.
Autores: Marize Lyra Silva Passos, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, José Mário Costa Junior.

Artigo: Material didático impresso na EAD: experiências de concepções de dois projetos pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
Autores: Juliana Cristina da Silva, Aline Freitas da Silva.

Artigo: O uso de formulários no processo de construção das salas virtuais do Centro de Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo.
Autores: Aline Freitas da Silva, Juliana Cristina da Silva.

Artigo: impacto na formação de educadores de um curso de jogos computacionais ofertado a distância: inclusão digital e aprendizagem matemática.
Autores: Jussara Martins Albernaz, Hellen Castro Almeida Leite, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Isaura Alcina Martins Nobre.

Artigo: Uso do design universal para aprendizagem na criação de disciplinas na modalidade a distância: desafios e possibilidades.
Autores: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Jussara Martins Albernaz.

Artigo: Uso do design universal para aprendizagem no ensino superior: diálogos e práticas.
Autores: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Aline Freitas.

Artigo: Diálogos sobre o Designer Instrucional e o Professor Conteudista/Formador na Produção de Materiais para a Educação a Distância: (RE) Significações e Desafios.
Autores: Danielli Veiga Carneiro Sondermann, José Mário Costa Júnior e Marize Lyra Silva Passos.

Artigo: O processo de inserção e institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo.
Autores: Marize Lyra Silva Passos, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, José Mário Costa Júnior.

Artigo: Como a análise sócio econômica dos alunos podem influenciar a gestão e a metodologia de um curso EAD.
Autores: Jonathan Toczek Souza, Giovany Frosssard Teixeira.

Artigo: Educação a Distância ou sem distâncias?
Autores: Maria Aparecida Trarbach, Maria Goretti Moro Gomes, Alzenira Schwambach Velten.

Artigo: Gestão de cursos EAD: o desafio da gestão acadêmica nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil.
Autores: Maria Aparecida Trarbach, Roseli Gonoring Rher.

Artigo: Institucionalização do polo UAB de Cachoeiro de Itapemirim – ES: contribuições para a qualidade dos serviços prestados na Gestão Pública Municipal.
Autores: Joelma Cellin

Artigo: Uso do vídeo como objeto de aprendizagem nos cursos do Centro de Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo.
Autores: Renata Resstel, Aline Freitas da Silva, Bruno Forechi Falqueto.

Artigo: A experiência da implantação e gestão do curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, da Ufes, nos polos da UAB de Itapemirim/ES e de Piúma/ES.
Autores: Silvana Batista Sales Pereira, Castorina do Nascimento Calenzani

Artigo: A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica.
Autores: Washington Romão dos Santos, Jonathan Toczek, Solange Sardi Gimenes, Tânia Maria Lorena Cardoso de Menezes.