Página inicial > Notícias > Desafios para o crescimento do Espírito Santo é tema de conferência

Desafios para o crescimento do Espírito Santo é tema de conferência

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2012, 16h20 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2012, 13h39

O reitor do Ifes participou do evento como coordenador do painel Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Discutir os desafios e as oportunidades para o crescimento do Espírito Santo foi o objetivo principal da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Governo do Espírito Santo, em parceria com o Ministério da Integração e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Vitória. Sociedade civil, setor público – estadual e municipal –, instituições de ensino, pesquisa e extensão e setor empresarial discutiram, em conjunto, o tema, segundo quatro eixos temáticos, que foram debatidos em painéis.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, coordenou o painel Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável, realizado na terça-feira (28). Participaram da mesa Luis Felipe Giesteira, coordenador-geral de Acompanhamento de Ações e Programas Especiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC; Albino Alvarez, técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea; e José Armando, presidente do Conselho Deliberativo do Espírito Santo em Ação.

O painel abordou as possibilidades de atração e desenvolvimento das regiões capixabas a partir das atividades industriais e da sustentabilidade. Luis Felipe Giesteira apresentou o Programa Brasil Maior, política industrial do Governo Federal, e apresentou algumas das ações já implementadas para promover o crescimento e o desenvolvimento da atividade industrial no país. Ele também destacou as vocações do Espírito Santo, como a indústria extrativista, e as ações voltadas para a qualificação dos trabalhadores, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Albino Alvarez falou sobre a sustentabilidade do desenvolvimento, ressaltando os principais desafios para o Espírito Santo, como a necessidade de uma política integrada de desenvolvimento urbano e, em especial, da condição particular da Região Metropolitana da Grande Vitória, onde vive cerca da metade da população capixaba.

José Armando pontuou alguns dos temas abordados pelos outros palestrantes e destacou dois ainda não tratados: questão de infraestrutura e logística, importante para a integração do Espírito Santo com os estados vizinhos; e a educação, ponto crucial para a competitividade do estado, segundo ele. “Atingimos a meta da universalização, o que é um grande passo, mas o nível de qualidade é baixo”, ressaltou. Ele lembra ainda que cuidar da educação é fundamental para conseguir avançar no desenvolvimento.

O evento também discutiu os princípios e as diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR. E ainda, na terça-feira (28), o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, participou de mesa sobre o tema Inovação e o Desenvolvimento.

No mesmo dia, foi realizada a votação dos delegados que irão representar o Espírito Santo nas etapas Macrorregional e Nacional da conferência. Os delegados são divididos segundo determinação do regimento da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, sendo: três da sociedade civil; três do poder público; dois do setor empresarial; e dois de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão. Foram eleitos 20 delegados, sendo 10 titulares e 10 suplentes.

Entre os eleitos está o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, escolhido como um dos titulares para representar o segmento Instituições de Educação Superior – IES, juntamente com o professor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Maximilian Mesquita. Com a eleição do pró-reitor, o Ifes terá participação nessa discussão em âmbito nacional sobre o desenvolvimento regional.