Página inicial > Notícias > Ifes promove diálogos sobre saneamento básico e políticas públicas

Ifes promove diálogos sobre saneamento básico e políticas públicas

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2012, 16h14 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2012, 19h07

O evento discute as políticas públicas e o controle social para a melhoria do saneamento básico.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou, nesta terça (28) e quarta-feira (29), o workshop “Diálogos sobre saneamento básico: políticas públicas e controle social”, no Teatro do campus Vitória.

O evento discute os resultados da pesquisa “Serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário: a participação social em três modelos institucionais no Espírito Santo”, além da formulação das políticas de saneamento básico e controle social. A programação conta com palestras, mesas de diálogos e debates.

A abertura do workshop contou com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; da coordenadora do curso Superior em Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória, Márcia Regina Pereira Lima; do subsecretário de Saneamento e Habitação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Loureiro; e do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde – Densp-Funasa, Ruy Gomide Barreira.

O reitor do Ifes ressaltou a importância de eventos como esse para a conscientização da população capixaba. “O workshop serve como exemplo para a consciência ambiental. A mudança na nossa casa que irá transformar a nossa cidade”, conclui. O subsecretário apontou o Plano Estadual de Saneamento, que será implantado no próximo ano, como uma das formas de melhoria da cidade de Vitória.

Os alunos do curso Superior em Engenharia Sanitária e Ambiental do campus, Marcela Pimenta Brito e Arthur Burgo, cantaram a música ""A força que nunca seca", de Chico César e Vanessa da Matta. E a aluna Tamiris Vescovi Casotto declamou o poema "O constante diálogo", de Carlos Drummond de Andrade.

O workshop é resultado de uma parceria entre o Ifes, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e a Fundação Nacional de Saúde – Funasa.