Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes participa de lançamento de livro organizado por professor do campus Vitória
Início do conteúdo da página

Reitor do Ifes participa de lançamento de livro organizado por professor do campus Vitória

Publicado: Domingo, 26 de Agosto de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2012, 17h08

O livro é resultado de debate promovido pelo curso de extensão de formação de professores de Ciências do Ensino Médio da Rede Estadual.

 

O lançamento do livro Práticas Experimentais Investigativas em Ensino de Ciências: Caderno de Experimentos de Física, Química e Biologia – Espaços de Educação Não Formal – Reflexões sobre o Ensino de Ciências, organizado pelo professor do campus Vitória Sidnei Quezada, foi realizado na terça-feira (21), durante o II Seminário de Ensino de Ciências da Rede Estadual de Educação Básica do Espírito Santo – II Semec-ES, no Sesc Guarapari.

Participaram do evento a coordenadora-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, Sandra Regina de Oliveira Garcia; o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o secretário estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves; e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir José Pela.

O livro é resultado de um intenso debate promovido pelo curso de extensão de formação de professores de Ciências do Ensino Médio da Rede Estadual (Física, Química e Biologia), realizado em três campi do Ifes: Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Vitória. O curso é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação e o Ifes para qualificar cerca de 320 professores de Física, Química e Biologia da Rede Estadual de Educação Básica, com carga horária de 120 horas.

Uma equipe de 25 profissionais do Ifes trabalhou para elaborar e implementar a formação, cujo objetivo foi discutir novas práticas pedagógicas no ensino de Ciências. Já o livro foi escrito por esses profissionais e pelos professores da Rede Estadual por meio de uma prática colaborativa. Para o coordenador-geral do curso e organizador do livro, professor Sidnei Quezada, “essas ações contribuíram para alavancar ações políticas, repensar o uso dos laboratórios de ciências nas escolas e propor novas estratégias de ensino”.

Sandra Regina de Oliveira Garcia destacou que “é possível que os professores das nossas escolas tenham um olhar para o seu cotidiano e produzam materiais como esse”. Ela destacou ainda que o livro seja disponibilizado para conhecimento de outras Redes Estaduais.

“A principal razão de estarmos aqui, hoje, é agradecer aos escritores desse trabalho. É muito difícil trabalhar, estudar e escrever. É um esforço muito grande das pessoas colocar num formato científico o que elas vivem na sua prática. Isso é muito difícil e raramente se faz. Agradecemos a confiança depositada no Ifes, pois essa é uma iniciativa inédita no estado”, afirmou o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.
 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página