Página inicial > Notícias > Ifes assina acordo de cooperação com universidade da Holanda

Ifes assina acordo de cooperação com universidade da Holanda

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 07h00 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2012, 16h14

O intercâmbio de alunos começa a partir de fevereiro de 2013, com a vinda de três estudantes da Hanze University of Applied Sciences para iniciar seus projetos de graduação no Ifes.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, assinou, na terça-feira (21), acordo de cooperação entre o Ifes e a Hanze University of Applied Sciences, da Holanda, representado pelo professor Johannes Bruinsma. O acordo prevê o intercâmbio de estudantes de graduação e pesquisadores entre as duas instituições, com validade de cinco anos. A duração dos intercâmbios será de seis meses a um ano.

De acordo com o professor Johannes, o intercâmbio de alunos começa a partir de fevereiro de 2013. Já há três estudantes da Hanze University of Applied Sciences interessados em vir para o Brasil para iniciar seus projetos de graduação no Ifes. Mas as instituições já vão iniciar pesquisas conjuntas a partir de setembro, uma vez que pesquisadores de ambas têm projetos em comum na área de robótica e redes de sensores. A partir do segundo semestre de 2013, estudantes do Ifes poderão viajar para a Holanda e estudar na Hanze University of Applied Sciences.

Para participar do intercâmbio, os alunos deverão ter conhecimento prévio da língua inglesa e obter a nota exigida em exames de avaliação de proficiência em inglês, utilizados para ingressar em universidades estrangeiras, como o Test of English as a Foreign Language – TOEFL ou o International English Language Testing System – IELTS.

A principal área de interesse para intercâmbio é a Engenharia Elétrica, contemplando tópicos como sensores inteligentes, sistemas eletrônicos embarcados, robótica, redes inteligentes de energia (smart grids), aplicações de redes de sensores para biologia, saúde, agricultura, fontes renováveis de energia, entre outros. Há oportunidades para estudantes, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras; e também está na pauta a proposta de redação de um projeto de apoio a ser apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para financiamento específico de intercâmbio de estudantes e servidores por meio do Programa Branetec.

Participaram da assinatura do acordo o pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinatti; o diretor de Pesquisa do Ifes, Roquemar Baldam; o coordenador adjunto de Pesquisa do campus Serra, Renato Tannure e o gerente de Gestão Educacional do campus Serra, José Geraldo Orlandi, além das servidoras Maria Paula Delmaestro e Renata Reimão.

Para saber mais sobre a Hanze University of Applied Sciences, acesse o site: www.hanze.nl.