Página inicial > Notícias > Professor e aluno do campus Cachoeiro têm trabalhos aprovados e publicados

Professor e aluno do campus Cachoeiro têm trabalhos aprovados e publicados

Publicado: Sábado, 25 de Agosto de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2012, 17h06

O trabalho do professor Edmundo Rodrigues Júnior foi aprovado para apresentação oral em conferência.

O professor de Física do campus Cachoeiro de Itapemirim, Edmundo Rodrigues Júnior, teve seu trabalho aprovado para apresentação oral na 2ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. O evento acontecerá nos dias 3 a 6 de outubro, em Mendoza, na Argentina.

O trabalho, intitulado “Análise dos conteúdos de história da ciência nos materiais impressos do ensino a distância do Brasil – Guia para investigação”, tem o objetivo de estabelecer alguns critérios para análise de material de história da Ciência nos cursos de Licenciatura em Física, Química e Biologia do Brasil. A história da Ciência busca compreender a gênese do conhecimento científico, além de revelar os aspectos sociais, políticos e econômicos que contribuíram para a afirmação de determinada teoria.

E o aluno Maycon Sérgio Gomes, do curso de Engenharia de Minas do campus Cachoeiro, publicou os resultados de sua pesquisa de iniciação científica em um periódico científico internacional, o Chemical Physics Letters.

Nesse trabalho, a descrição de um modelo teórico já existente foi melhorada. Foram realizadas aplicações em parâmetros obtidos por ressonância magnética nuclear, técnica muito usada em hospitais. O modelo mostrou melhor concordância com os resultados experimentais.

O trabalho, na área de física computacional com aplicação em química, foi orientado pelo professor Paulo José Pereira de Oliveira, do campus Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a colaboração do professor José Maria Pires, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Confira o artigo.