Página inicial > Notícias > Ifes oferece ensino de ciência e tecnologia e também de música

Ifes oferece ensino de ciência e tecnologia e também de música

Publicado: Domingo, 26 de Agosto de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2012, 17h04

Os ex-alunos formados no curso Técnico em Edificação são, hoje, formados em Música pela Unicamp.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes oferece cursos técnicos de graduação e de pós-graduação, em diversas áreas, para mais de 18 mil alunos. No campus Vitória, além das disciplinas do curso escolhido, o aluno também participa de atividades extracurriculares, como as de música, oferecidas pela Oficina de Música, pela Orquestra Pop & Jazz e pelos corais Camerata Ifes e Maria Penedo, no campus Vitória.

Um exemplo da formação musical oferecida pelo Ifes são os ex-alunos formados no curso Técnico em Edificações, Bruno Mangueira e Pedro de Alcântara. Eles fizeram parte da Oficina de Música e da Orquestra Pop & Jazz e, hoje, são formados em música.

Bruno é violonista, guitarrista, compositor e arranjador musical; é doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e professor na Universidade de Brasília – UnB. Já lançou um CD com 10 canções próprias e uma releitura da música “Devaneio”, de Cariê Lindenberg. Pedro é pianista e também é formado em música pela Unicamp e atualmente é coordenador de música no Centro Educacional Leonardo Da Vinci, em Vitória.

Os ex-alunos fizeram um ensaio no estúdio da Orquestra Pop & Jazz, no campus Vitória, para tocar no Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa. “O ensaio dos meninos é muito bom para o Ifes, uma vez que, mesmo não sendo uma escola de artes, o Ifes tem contribuído muito com esse perfil de artistas, formados aqui, em nossa oficina. Acredito que essas ações podem incentivar a adesão de novos alunos à oficina, com apoio de seus pais e de professores de outras áreas”, afirma Célio de Paula Costa, maestro da Orquestra Pop & Jazz e professor da Oficina de Música.

“A minha apresentação para o lançamento do CD Bruno Mangueira no “Instrumental Sesc Brasil”, do SescTV, foi uma das mais marcantes, já que o programa é, provavelmente, o mais importante para a música instrumental no país”, lembra Bruno. A apresentação foi gravada ao vivo, no auditório do Sesc da Avenida Paulista, em janeiro de 2010, e está disponível na página do programa e também no www.youtube.com/brunomangueira. Bruno também já se apresentou nos Estados Unidos.