Página inicial > Notícias > Professores da Holanda visitam campi do Ifes

Professores da Holanda visitam campi do Ifes

Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2012, 11h11 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2012, 11h32

A visita teve o objetivo de firmar parceria de intercâmbio de alunos e professores entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e o Hanze Institute of Technology.

O campus Serra recebeu a visita de dois professores do Hanze Institute of Technology, da Holanda, Johannes Bruinsma e Adriana Mattos, para firmar parceria de intercâmbio de alunos e professores entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e o Hanze Institute of Technology. A visita aconteceu na segunda-feira (6) e os professores foram recebidos pelo diretor-geral do campus, Ademar Stange, pelo coordenador adjunto de Pesquisa e Extensão, Renato Tannure, e pelo gerente de Gestão Educacional, José Geraldo Orlandi.

Os visitantes conheceram as instalações do campus, como laboratórios de pesquisa, laboratórios de Automação e Informática, salas de aulas e outros setores. Eles almoçaram no restaurante do campus e também conheceram a Incubadora de Empresas, além das empresas incubadas e os produtos desenvolvidos, sendo recepcionados pela professora Elizangela Broetto. Os professores encerraram a visita conhecendo o Centro de Educação a Distância – Cead. Eles foram recepcionados pela gerente de Gestão Educacional do Cead, Luciane Lacerda, que explicou a metodologia de ensino a distância utilizada pelo Ifes.

A principal área de interesse para intercâmbio é a Engenharia Elétrica, contemplando tópicos como sensores inteligentes, sistemas eletrônicos embarcados, robótica, redes inteligentes de energia (smart grids), aplicações de redes de sensores para biologia, saúde, agricultura,
fontes renováveis de energia, entre outros. Há oportunidades para estudantes por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, e também está na pauta a proposta de redação de um projeto de apoio a ser apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para financiamento específico de intercâmbio de estudantes e servidores por meio do Programa Branetec.

Visita ao campus Vitória
Além da ida ao campus Serra, o professor Johannes Bruinsma visitou ainda o campus Vitória nos dias 6 e 10 de agosto. Na primeira visita, foi recebido pelo professor Hans Rolf Kulitz e foi acompanhado pelo professor Renato Tannure. Na sexta-feira (10), ele se encontrou com os professores Luis Eduardo Martins e Rodrigo Varejão.

Na ocasião, foram apresentados os Laboratórios de Instrumentação; Eletrônica de Potência; Eletricidade B, com projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso; e Comandos e Supervisão de Processos. De acordo com o professor Luis Eduardo Martins, o professor visitante demonstrou muito interesse nos projetos, equipamentos e laboratórios do campus. Ele ressalta ainda que o professor Johannes Bruinsma acredita em uma boa parceria em nível de graduação e pesquisa entre o Hanze Institute of Technology e os campi Vitória e Serra.

Assunto(s): Holanda , parceria , intercâmbio