Página inicial > Notícias > Ex-alunos do Ifes se reúnem e relembram histórias

Ex-alunos do Ifes se reúnem e relembram histórias

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2012, 15h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2012, 21h23

Cerca de 270 egressos, que estudaram de 1973 a 1975, irão se reencontrar neste domingo (5), no campus Vitória.

Neste domingo (5), cerca de 270 ex-alunos da antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo – ETFES, hoje Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, se reunem no campus Vitória para lembrar histórias de quando estudavam, de 1973 a 1975. O encontro contará com almoço e projeções com fotos antigas dos colegas. “Vamos colocar lá e ver se as pessoas se reconhecem”, brinca Carlos Augusto Teixeira Garcia, que cursou Eletrotécnica e é um dos organizadores do encontro.

Os egressos estudavam em cinco cursos técnicos: Agrimensura, Edificações, Eletrotécnica, Estradas e Mecânica. O Ifes proporcionou a esses ex-alunos, além de estudos e conhecimentos, comprometimento, responsabilidade e amizade para toda a vida. “A gente tinha um grupo que morava em Vila Velha e pegava dois ônibus todos os dias. Era aquela bagunça no ônibus. Também íamos à praia, ao cinema, fazíamos caminhada. Todos juntos”, lembra Maria Luiza Miranda Fabris, formada em Edificações.

Algumas amizades terminaram até em casamento. “Conheci minha esposa na escola técnica. Não podia namorar, era proibido. Mas foi paixão à primeira vista!”, conta Carlos Pandolfo, casado há 35 anos com Joana D’arc Giacomin – ele, formado em Eletrotécnica, e ela, em Edificações.

Os egressos reiteram a importância de ter um curso técnico para o mercado de trabalho e lembram que estudar na Escola Técnica era um privilégio, um diferencial na vida da pessoa. “O pior aluno na escola era o melhor no mercado. Tivemos uma base boa demais.”, afirma Pandolfo.

No ano passado, em 13 de agosto, um pequeno grupo dos ex-alunos formados em 1975 se reuniu na Ilha do Boi, em Vitória. O encontro foi organizado por Jocélia Peterle Barbosa e por Maria Luiza Miranda Fabris, formadas em Edificações.

“Ensaiei esse encontro há 10 anos. Daí, criei o grupo no Facebook em maio do ano passado e encontrei o Guto e a Luiza, que animaram bastante para fazer esses encontros”, conta Jocélia. Há a previsão, segundo Carlos Augusto, de que o encontro se torne parte do calendário escolar do Ifes.