Página inicial > Notícias > Capes seleciona professores para atuarem como assistentes de Língua Portuguesa nos EUA

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Julho de 2012, 19h28

Os interessados podem realizar a inscrição até 28 de setembro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, em parceria com a Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Fulbright, inicia processo seletivo de bolsistas que atuarão como professores assistentes de Língua Portuguesa nos Estados Unidos. Os interessados podem realizar a inscrição, mediante preenchimento do formulário de inscrição em inglês, disponível em www.fulbright.org.br, até 28 de setembro.

O programa oferece 30 bolsas com duração de nove meses, a partir do próximo ano. O objetivo é incrementar o ensino de português em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

A bolsa inclui os benefícios de moradia; alimentação; seguro saúde; e passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional. Os valores dos benefícios serão de acordo com a localidade da instituição anfitriã nos Estados Unidos.

Para participar, o candidato deve possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa ou língua inglesa; ter proficiência em inglês; residir no Brasil, durante o processo seletivo; e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

Durante o programa, o bolsista deverá cursar duas disciplinas por semestre, sendo uma delas, obrigatoriamente, de conteúdo relativo aos estudos sobre os EUA, como história e cultura norte-americana, e outra de livre escolha do bolsista.

A seleção se desenvolverá em cinco etapas de caráter eliminatório, com verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevistas, priorização das candidaturas e reunião conjunta, prevista para dezembro.

Assunto(s): Capes , programa , seleção , bolsa