Página inicial > Notícias > Professores dos campi Aracruz e Linhares apresentam trabalhos em eventos

Professores dos campi Aracruz e Linhares apresentam trabalhos em eventos

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2012, 14h34

O professor do campus Aracruz apresenta artigo no dia 19 de julho, em evento internacional de Ciência da Computação, no Japão.

O professor Leonardo Muniz de Lima, do campus Aracruz, apresentará seu artigo no 10º Encontro Internacional de Computação de Alto Desempenho para Ciência da Computação – Vecpar 2012, na cidade de Kobe, Japão, no dia 19 de julho.

O trabalho intitulado “Avaliação de duas implementações do Método dos Elementos Finitos em Paralelo do Problema de Advecção e Difusão Transiente: GPU versus Clusters Considerando o Tempo e o Consumo de Energia” foi escrito juntamente com professores do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O artigo analisa duas implementações paralelas para o método dos elementos finitos de um problema de advecção e difusão bidimensional transiente. Uma implementação para clusters multi-core, utilizando Messsage Passing Interface – MPI e outra para Graphical Processor Unit – GPU utilizando Compute Unified Device Architectue – CUDA, derivada da versão multi-core. Os experimentos demonstraram que uma máquina desktop com GPU ativada pode alcançar um desempenho muito superior ao de um cluster com 24 máquinas e 96 cores nessa classe de problemas de elementos finitos. Para solucionar essa mesma instância de problemas também é destaque que o consumo de energia é 95% menor quando utilizada GPU+CUDA, ao invés de Cluster multi-core com MPI.

E o trabalho do professor Ricardo Ramos Costa, do campus Linhares, intitulado A “Fábula de Anfion e o Silenciar da Escrita”, foi aceito para apresentação no Simpósio Teorias do Texto Poético.

O simpósio ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, durante o “XIV Congresso de Estudos Literários – Todos os poemas o poema”, promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Assunto(s): Literário , poema , Ufes , simpósio