Página inicial > Notícias > Alunos do campus Colatina visitam Reserva Natural da Vale

Alunos do campus Colatina visitam Reserva Natural da Vale

Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 15h56 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2012, 16h14

Os estudantes conheceram um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais mais ameaçadas da Mata Atlântica.

Os alunos do primeiro semestre do curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do campus Colatina realizaram uma visita técnica à Reserva Natural Vale, na segunda-feira (2). A atividade foi acompanhada pela professora Márcia Cristina de Oliveira Moura.

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais mais ameaçadas da Mata Atlântica. Em 2008, o local recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, por sua importância na conservação da flora e da fauna.

Durante a visita, os alunos fizeram uma trilha na mata, observaram diversos aspectos ecológicos e conheceram um dos maiores viveiros de mudas do Brasil em termos de diversidade de espécies nativas de Mata Atlântica.

Na reserva são feitos trabalhos sobre a diversidade da fauna e flora, além da investigação de aspectos ecológicos relacionados à conservação das espécies, desenvolvimento de tecnologias silviculturais e de manejo florestal, restauração ecológica, ecologia tropical, estocagem de carbono e formação de ecossistemas de uso múltiplo.